Geral

Alunos da Escola 31 de Março participam de ciclo de palestras sobre trânsito

31/07/2019
Alunos da Escola 31 de Março participam de ciclo de palestras sobre trânsito

O ciclo de palestras sobre trânsito nas escolas da rede municipal de ensino terminou o mês de julho, na manhã desta quarta-feira (31), na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março, no bairro Brasília.

As ações educativas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por meio de palestras, foram estendidas às escolas municipais, através de uma determinação do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, à Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semed).

“Devemos contemplar a educação em todos os sentidos e as ações educativas da SMTT vão proporcionar aos alunos da rede municipal mais conhecimento sobre a prevenção de acidentes de trânsito e essas informações eles levam para casa, para os familiares e para a comunidade em que eles moram e isso é muito significativo”, avaliou Rogério Teófilo.

A palestra com o tema “As consequências que os acidentes de trânsito podem causar”, ministrada pelo superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, retratou as sequelas das vítimas de trânsito e a dor dos familiares do acidentado.

Segundo o superintendente do órgão, Ricardo Teófilo, as ações educativas sobre prevenção de acidentes são realizadas durante todo o ano e, em especial, em datas comemorativas.

“Com a medida de levar as palestras para os alunos da rede municipal, a SMTT amplia o trabalho de prevenção que é tão necessário e eficaz na conscientização dos alunos para termos, cada vez mais, um trânsito seguro e responsável”, disse Ricardo Teófilo.

Dor para o resto da vida

Ao abordar o tema, o superintendente adjunto relata e mostra casos verdadeiros de acidentes que aconteceram em Arapiraca, principalmente com o envolvimento de motociclistas.

“Essas ações têm contribuído para a redução no índice de acidentes, embora a imprudência dos condutores ainda seja alta, mas a continuidade deste trabalho tem mostrado que estamos no caminho certo”, declarou Carlos Alberto Peixoto.

Ele revelou, ainda, que os acidentes de trânsito em Arapiraca têm levado muitas vítimas ao Hospital de Emergência do Agreste (HE), localizado no município, e que dezenas saem de lá com sequelas para o resto da vida.

Presente ao evento na Escola 31 de Março, o membro da Gerência de Educação Física Escolar, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semed), Luís Carlos Barbosa, agradeceu o empenho da SMTT em realizar o ciclo de palestras que aconteceu nesse mês de julho em quatro escolas.

“A escola é o espaço adequado para a disseminação de conhecimento de qualquer área e, dessa forma, é primordial debater sobre o trânsito com os alunos, uma vez que o tema é um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Milhares de pessoas morrem diariamente em decorrência do acidente de trânsito”, destacou Luís Carlos Barbosa.