Geral

São João 2019: Prefeitura lança o Aravantu revelando grandes shows

10/06/2019
São João 2019: Prefeitura lança o Aravantu revelando grandes shows

A coletiva de imprensa reuniu comunicadores de toda a cidade na Casa da Cultura (Foto: Genival Silva)

“Se eu fosse editor, ia buscar coisas no Nordeste: as coisas mais geniais do mundo estão lá”.

Em 1969, o também genial músico e compositor brasileiro Tom Jobim fez esta declaração no semanário jornalístico “O Pasquim”. Todo o país já estava rendido pelos hábitos e pelo som que vinha do fole da sanfona nordestina graças ao arauto Luiz Gonzaga.

Cinquenta anos depois da máxima de Tom, quem dá o tom da festa em Arapiraca é o resgate às tradições juninas, unindo o velho e o novo, sintonizando as gerações que amam o nosso São João.

Desta feita, a Prefeitura de Arapiraca realizou nesta segunda-feira (10) a abertura dos festejos de junho com o lançamento do Aravantu 2019 no hall da Casa da Cultura, no Centro.

“Esta festa simboliza a serenidade que mora no coração do nosso povo, sempre aquecido pela possibilidade de trazer de volta o que não pode morrer: a nossa tradicional Cultura. O São João representa isso! Ele está impregnado em tudo o que o nordestino, o arapiraquense faz. No Nordeste, a genialidade está na simplicidade”, diz o prefeito Rogério Teófilo.

INVESTIMENTO

Na oportunidade estavam presentes também a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho; a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo; o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Lúcio; a secretária Municipal de Articulação Política, Graça Lisboa; o coordenador Geral de Comunicação, Nelson Santos Filho; o superintendente do Imprev, Wadson Kleber; o secretário Municipal da Fazenda, Antonio Fernando Lobo; o coordenador do Procon Arapiraca, Denys Reis; e os vereadores Melquesedec e Aurélia Fernandes, além do senador Rodrigo Cunha e do deputado estadual Tarcizo Freire.

Rosângela Carvalho pontuou que o montante deste São João foi adquirido por meio de emenda parlamentar de cerca de R$ 150 mil do deputado federal João Henrique Caldas, o JHC, e a partir de recursos próprios, sendo investidos através de editais em arraiás comunitários, concurso de quadrilhas e trios pé de serra, xaxado e coco de roda.

“Fora os grandes shows que teremos também, com a volta dos eventos deste porte no Lago da Perucaba, um dos maiores cartões-postais de Alagoas. No dia 28, haverá a Orquestra Sanfônica de Arapiraca, tendo como maestro o mestre Afrísio Acácio; Fulô de Mandacaru; e Devinho Novaes. Já em 29 de junho, Dia de São Pedro, teremos Forró do Cabrunco, Antenor Cazuza, Forró do Tchê e Peruano”, adianta ela, enfatizando que no primeira dia acontecerá uma matinê às 16h com o “Forrozin” dos palhaços Petequinha e Florzinha para a criançada.

As comunidades e bairros do município sempre se mobilizam para realizar um verdadeiro vendaval de cores em suas ruas, com costureiras, vendedores e cozinheiros, todos unidos e movimentando economicamente Arapiraca.

Para o senador Rodrigo Cunha, esta é uma das características mais marcantes no período junino. “E nossa cidade tem esse perfil de aproveitar as oportunidades para que o emprego e renda floresçam. Nosso São João é muito rico em todos os sentidos, inclusive neste”, completa ele.

TRADIÇÃO E O NOVO

O mestre Afrísio Acácio esteve na frente de honra juntamente com as demais autoridades. “É de uma felicidade imensa participar de algo que remete diretamente ao nosso povo. O São João é mais do que forró, milho assado e quadrilha; é a nossa própria história”, comenta ele, que ficará a cargo da abertura do 2º Grande Show Aravantu com a Orquestra Sanfônica de Arapiraca.

Já o guitarrista da banda arapiraquense Forró do Cabrunco falou da responsabilidade de fazer um show em sua cidade natal.

“Nunca nos apresentamos para o público dessa magnitude, embora tenhamos tocado em grandes festas. O Aravantu será um ‘divisor de águas’ na nossa carreira, tanto pelo fato de estarmos ao lado de artistas de renome nacional e local, quanto pelo momento que vivenciamos, onde as Artes têm que de novo voltar a ter sua importância. Viva o São João de Arapiraca!”, ressalta Elias Querino Neto.

E isso se viu com o projeto Cultura na Praça, na Praça Luiz Pereira Lima, com jovens sanfoneiros ao lado dos mestres. Na plateia, casais antecipando o Dia dos Namorados, comemorado na próxima quarta-feira (12). Esse São João promete.

CONFIRA O CRONOGRAMA E FIQUE LIGADO NO SITE DA PREFEITURA DE ARAPIRACA. A PROGRAMAÇÃO OFICIAL ESTÁ SENDO FECHADA ESTA SEMANA.

ARAVANTU – São João de Arapiraca 2019
De 10 a 29 de junho

17º Concurso de Resgate às Tradições Juninas (Arraiás Comunitários)

As comunidades rurais e bairros de Arapiraca ganham em junho todas as cores, o brilho e a música que caracterizam este período do ano, democratizando a festa e unindo ainda mais os moradores de Arapiraca neste mesmo saudável objetivo de manter viva a cultura do nosso povo.

3º Concurso de Quadrilhas Estilizadas de Arapiraca
Ginásio Municipal João Paulo II, Centro

As Juninas que dançam em nossa cidade se dedicam o ano inteiro para apresentar neste mês o resultado de muito suor e dedicação, comparando-se os espetáculos aos de escolas de samba do Rio de Janeiro, com carros alegóricos, narrativas envolventes e passos extremamente coreografados.

Polo Forró no Mercado
Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, Centro

? Trios Pé de Serra
? Xaxado
? Coco de Roda

Local onde os amigos e as famílias se encontram para fazer da praça pública o novo tablado de Arapiraca

Polo Cultura na Praça
Praça Luiz Pereira Lima, Centro

O projeto fará um especial de São João este mês, contando sempre com a participação especial de artistas de toda Alagoas e até de Sergipe, Bahia e Ceará, com muito forró pé-de-serra, coco de roda, vaqueiros aboiadores, emboladores, sanfoneiros e repentistas, aquecendo o coração do Agreste alagoano.

Polo Arraiá Central – 2º Grande Show Aravantu
Lago da Perucaba, Zélia Barbosa Rocha

Shows que envolvem o velho e o novo, o encontro dos gostos e a sintonia entre as gerações arapiraquenses.