Cidades

Estudantes do Ifal Marechal fazem gincana para recolher plásticos na Semana do Meio Ambiente

04/06/2019
Estudantes do Ifal Marechal fazem gincana para recolher plásticos na Semana do Meio Ambiente

Há uma semana, estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão numa grande maratona para recolher plásticos usados em Marechal Deodoro. Vale apoio da família, contribuição de servidores públicos da escola e até campanha nas redes sociais. Tudo para ver quem arrecada a maior quantidade de material. Na próxima sexta-feira (7), os plásticos serão pesados e as turmas vencedoras serão premiadas.

A 1ª Gincana de Acolhimento é uma ideia de estudantes do curso superior em Gestão Ambiental para mobilizar a comunidade na Semana Mundial do Meio Ambiente. A atividade foi criada dentro da disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos, ministrada pelo professor Jorge Filho, e acabou ganhando o apoio do Grêmio Estudantil Nelson da Rabeca e da direção do Campus Marechal Deodoro.

“A gente queria envolver todo mundo, extrapolar a sala de aula. Então conversamos com o grêmio, a direção e agora todas as turmas dos cursos técnicos estão participando. No final, queremos conscientizar a comunidade escolar sobre o uso do plástico e reduzir a quase zero o uso de copos descartáveis”, explica Artur Barbosa, estudante de Gestão Ambiental e também servidor técnico-administrativo do campus.

Entre as missões propostas pela gincana, também está a confecção de roupas a partir de plástico reciclável. O desfile com as produções também será realizado na sexta-feira (7), pela manhã e pela tarde. Haverá uma turma vencedora em cada turno.

A pesagem dos plásticos será feita com o apoio da Coopmar (Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro). Todo o material arrecadado também será entregue à cooperativa, que possui parceria com o campus do Ifal na cidade. Desde outubro do ano passado, o instituto mantém um posto de coleta seletiva, cujos resíduos são recolhidos três vezes por semana pela cooperativa.

O Sintietfal (Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas) também apoia a gincana. Mais informações podem ser obtidas com a organização do evento pelo perfil @gestao_ambiental.ifal no Instagram.