Geral

Revitalizações levam nova estrutura a áreas públicas de Maceió

14/05/2019
Revitalizações levam nova estrutura a áreas públicas de Maceió

Serviços são executados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

Praças e áreas de convívio da capital estão recebendo investimentos da Prefeitura de Maceió para a adequação da infraestrutura, melhorando os espaços de convívio para a população. Os serviços estão em andamento em vários bairros e são executados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão que é responsável pela manutenção de áreas públicas. Entre as localidades contempladas estão o Jacintinho, Vergel do Lago, Benedito Bentes, Jatiúca, Pajuçara e o Conjunto Santa Maria, no bairro Cidade Universitária.

“Revitalizar áreas públicas é um serviço amplo que vai bem além da melhoria na infraestrutura. Com as obras, recuperamos as praças e espaços de convívio com a adequação das áreas, mas também valorizamos a região e possibilitamos que a população volte a ocupar estes locais em momentos de diversão. Realizados conforme as solicitações dos maceioenses, os serviços proporcionam melhorias na infraestrutura e dotam esses espaços com novos equipamentos, incluindo opções de lazer e esporte, iluminação e limpeza urbana”, destaca o prefeito Rui Palmeira.

As obras estão sendo executadas com recursos municipais, provenientes da arrecadação de impostos, e incluem a estruturação dos espaços, a adequação do passeio público levando em consideração as normas de acessibilidade, instalação de novos bancos e parque infantil, projeto paisagístico e de jardinagem, iluminação em LED e novas lixeiras. Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres enfatiza que os serviços foram planejados em atendimento à solicitação da população e que os projetos foram discutidos com a comunidade.

“Estamos revitalizando o Mirante do Jacintinho, há um mirante sendo estruturado no Benedito Bentes 1, estamos adequando uma quadra no Vergel e outro espaço esportivo e uma praça no Conjunto Santa Maria, além das melhorias na Praça do Rex, na Pajuçara, e intervenções na conhecida Rua da Bali. Outro serviço importante também foi iniciado na última semana em área ao lado da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, na Jatiúca”, cita Torres.

De acordo com o planejamento da Semds, as obras devem ser concluídas em até 90 dias.  Além dos serviços em andamento, o gestor da pasta lembra que recentemente foram entregues outras intervenções, a exemplo das melhorias na Praça de Ipioca e a revitalização do espaço de lazer e esportivo no Conjunto Novo Mundo.

Parceria garante revitalização em trecho do Corredor Vera Arruda

Para dar celeridade às revitalizações em áreas públicas, a Prefeitura de Maceió também tem buscado parcerias com a iniciativa privada, que tem colaborado com intervenções em praças e estruturação de novos espaços de lazer. Além das obras que estão em andamento por meio de recursos municipais, outro serviço importante deve ser concluído em breve em um dos trechos mais tradicionais do bairro Jatiúca, o Corredor Vera Arruda.

No local, a revitalização está sendo executada pela Construtora Delman, que adotou o quinto trecho do Vera Arruda. O investimento acontece por meio da adesão da empresa ao Programa de Adoção de Áreas Públicas, criado pela Prefeitura e administrado pela Semds. A partir da adoção, empresas da capital podem realizar investimentos para a manutenção de praças, áreas de lazer e logradouros, tudo realizado conforme estabelece a Lei Municipal n° 6.286/2013. Ao todo, já são mais de 25 adoções de áreas públicas consolidadas e que foram responsáveis, por exemplo, pela criação dos parques infantis sustentáveis.

“Esta modalidade de investimento é de extrema importância, sobretudo pelo período de contenção de custos. Com a parceria, as empresas ajudam ao Município a manter áreas públicas da cidade bem conservadas e revitalizadas. Firmamos parceria com a Delman para a estruturação do quinto trecho, que era uma solicitação antiga da população, e em breve também iniciaremos a revitalização do trecho quatro. Estamos finalizando os ajustes no projeto de educação para que possamos iniciar a obra”, detalhou o secretário Gustavo Acioli Torres.

Seja pessoa física ou jurídica, os interessados em colaborar com o desenvolvimento da cidade podem iniciar o trâmite de adoção pela internet, por meio do site www.maceio.al.gov.br/adoteumapraca. No endereço, o cidadão ou empresário tem acesso a todas as informações necessárias para a adoção de áreas públicas.