Geral

Influenza: equipes levam imunização para idosos acamados em casa

22/04/2019
Influenza: equipes levam imunização para idosos acamados em casa

Idoso acamados podem solicitar a vacinação em casa. Foto: Neno Canuto.

A aposentada Maria Tereza Cordeiro, de 81 anos, já teve três Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), o que a impede de se locomover. Por isso, ela recebeu uma equipe móvel de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira, para garantir sua imunização contra a Influenza.

“Assim que eu soube do agendamento, eu liguei logo pra secretaria, porque eu sou muito controlada com as coisas da minha mãe e é importante prevenir, por isso, estou sempre atenta”, comentou a filha da aposentada, Andreia Cordeiro.

Assim como a dona Maria Tereza, idosos acamados de Maceió podem ser vacinados em casa pelas equipes, após cadastro junto à Gerência de Imunização no telefone 3315-5221. No momento do atendimento é realizado um cadastro, em que deve ser informado o nome completo do idoso, idade, endereço, ponto de referência, contato e responsável. Em seguida, a gerência agenda a vacinação de acordo com o Distrito Sanitário.

Os pacientes que já são atendidos pelos serviços de Home Care, Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) ou por equipes de Unidades de Saúde da Família serão imunizados por estes profissionais.

Durante as visitas para a imunização, a equipe também oferta a vacinação para os acompanhantes, além da vacina de pneumonia. De acordo com Sandra Barbosa, enfermeira da equipe móvel de vacinação, o principal objetivo dessa iniciativa é manter os grupos prioritários imunizados contra a Influenza. “É uma comodidade, e, como eles falam, uma mão na roda, porque os familiares não têm como levar esses idosos acamados até uma unidade de saúde”, explicou.

A 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza foi iniciada no dia 10 de abril nas 65 unidades de saúde de Maceió que possuem salas de vacina. A meta é imunizar 90% do público total (245.498 pessoas), que é equivalente a 220.948 pessoas.

Nessa segunda-feira (15), a imunização também teve início nos postos volantes, que são o Maceió Shopping, Parque Shopping, Shopping Pátio, Walmart e Carajás Home Center. Estas unidades funcionarão em horário estendido, proporcionando mais opções de pontos de vacinação para a população.

Além disso, há a vacinação em hospitais públicos e privados de Maceió, como estratégia para vacinação dos profissionais de saúde; em escolas, creches e instituições de ensino superior públicos e privados de Maceió, como estratégia para vacinação das crianças e professores; nas instituições de longa permanência; da população privada de liberdade e de funcionários do sistema prisional.

 

Confira o público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde na campanha deste ano

Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos 11 meses e 29 dias);
Gestantes em qualquer idade gestacional;

Puérperas (no período até 45 dias pós-parto) – deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros);

Pessoas com 60 anos ou mais de idade – deverão apresentar documento de identificação com foto;

Trabalhador de saúde – todos os trabalhadores de saúde ativos dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade deverão apresentar comprovação (crachá, contra-cheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde);

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais –deverão apresentar prescrição médica especificando a patologia acometida e o motivo da indicação da vacina ou receita médica atualizada;