Geral

Ação no bairro do Pinheiro marca o Dia D de combate à hipertensão arterial

24/04/2019
Ação no bairro do Pinheiro marca o Dia D de combate à hipertensão arterial

Nesta sexta-feira, 26, das 8h30 às 13h30, o Conselho Regional de Medicina de Alagoas – Cremal, juntamente com Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC/AL, realizam atendimento gratuito à população.  A ação acontece no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e disponibilizará aferição de pressão, atendimento com Cardiologistas e Nutricionistas. Com sede no bairro do Pinheiro, o Cremal será o ponto de encontro de moradores da localidade e adjacências. O conselho fica localizado na Rua. Sargento Aldo, 90.

Aberto ao público, o evento contará com o apoio do Grupo de Atenção à Hipertensão Arterial e Síndrome Metabólica – GAHAS e da Liga Acadêmica de Emergências Cardiovasculares – LAEC. Para participar, é necessário apenas apresentar um documento com foto.

 

A doença

Cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de hipertensão no mundo, a doença não distingue cor, sexo, religião ou classe social e está entre as principais causas de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), dentre outros males.

As causas mais comuns da hipertensão são a obesidade, histórico familiar, estresse e o envelhecimento. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da pressão alta.

Sintomas como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue.  A doença geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial.

 

Serviço

Evento: Dia D de Combate à Hipertensão Arterial

Dia 26 de abril, sexta-feira

Horário: 8h30 às 13h30

Local: Sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas – Cremal. Rua Sargento Aldo, 90, Pinheiro.