Geral

Reintegração Social promove palestra sobre saúde da mulher para conveniadas

26/03/2019
Reintegração Social promove palestra sobre saúde da mulher para conveniadas

Dando continuidade a programação voltada para o público feminino durante o mês de março, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou nesta segunda-feira (25) uma palestra sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa é voltada para as reeducandas do regime semiaberto e que participam do convênio com a pasta.

A palestra foi idealizada pelo setor de Reintegração Social da Seris e ministrada por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As estudantes fazem parte do Grupo de Estudos e Pesquisas na Saúde da Mulher e Vulnerabilidades, que desenvolve um projeto de pesquisa no Presídio Feminino Santa Luzia, no sistema prisional.

A assistente social da Seris, Patrícia dos Santos, destacou os benefícios proporcionados pelo encontro. “Através da palestra queremos mostrar para as reeducandas o quanto é necessário que elas destinem uma parte do tempo para os cuidados pessoais, além de conscientizá-las sobre a importância do planejamento familiar”, disse.

“As conveniadas foram muito receptivas. Ainda existe certo tabu em torno da sexualidade, porém, nesse encontro elas ficaram livres para tirar dúvidas sobre o assunto. Ao conseguir conscientizar e sensibilizar as mulheres presentes disseminamos as informações recebidas entre suas amigas e familiares”, explicou a acadêmica de Enfermagem, Nathalya Anastácio.

A conveniada Rosilene Conceição está no regime semiaberto há três anos e foi uma das participantes da palestra. A custodiada elogiou a iniciativa da Seris. “Sem dúvidas, vou levar o que eu aprendi hoje para a minha vida. É importante sabermos como lidar com o próprio corpo e, sempre que for convidada irei participar de outras palestras, pois conhecimento nunca é demais”, concluiu.

Além de palestras e capacitações, a equipe psicossocial da Reintegração Social realiza encontros mensais com os conveniados para acompanhar a execução dos convênios e assistir os reeducandos no processo de reinserção na sociedade.