Artigos

Esmola grande, cedo desconfia

07/03/2019
Esmola grande, cedo desconfia

Recordo-me de uma pequena , porém interessante história, que vivenciei quando adolescente, estudante na minha estimada Viçosa, de um meio-cego (pois ainda enxergava parcialmente de um olho), sendo pedinte juramentado num “ponto”´por ele escolhido. As pessoas generosas sempre lhe davam esmolas, mas reduzidas, porque outros encargos sempre oneravam as contas familiares Certa vez, um gaiato irrecuperável, colocou na latinha que o  cego utilizava no dia-a-dia, um volumoso pacote , anunciando-lhe a boa notícia. Desconfiado da inesperada doação, abre o embrulho e encontra apenas papéis cortados em forma  de notas.

Este episódio inspira-me no momento, quando leio neste conceituado Jornal,edição de 03 do mês fluente, pag. 7, informação  acerca da criação de mais 02 Ministérios: Secretaria Geral da Presidência e Ministério dos Direitos Humanos. Agora teremos 28 Pastas, menos 03 de quando o Presidente Temer assumiu o Poder.  A ex-Dilma Roussef havia reduzido de 39 para 31. Temer, desde logo, num arroubo de demagogia, anunciou que ficariam apenas 25. A Secretaria de Governo terá como Titular o ex-Governador Baiano Antonio Imbassahy e a Secretaria Geral da Presidência , o atual Secretário Executivo do Programa de Parceria para Investimentos (PPI),  Moreira Franco ,que costuma jogar em várias posições: ora serviu a Dilma , ora serve a Temer e assim sucessivamente. O que mais chama a atenção de quem examina a “estória” com “E”, é a circunstância de Moreira Franco haver sido citado numa Delação Premiada. Atribui-se Status de Ministério a esta Pasta, para blindá-lo, evidentemente.

Tenho rebatido na tecla de que fica dificil acreditar nas reformas proclamadas como salvação da Pátria e nos “cortes” que o Governo Federal  faz. Sempre o peso da balança pendendo para o mais fraco. Negou aumento justo a muitas categorias. Não pretende realizar concursos e nem liberar verbas para os Tribunais do Trabalho que carecem de pessoal para satisfação de suas necessidades básicas, sobretudo  para atender às classes menos favorecidas. Sabe-se que inúmeros jovens estudaram diuturnamente e foram aprovados em Concursos na esfera trabalhista, com destaque para os Estados do Paraná, Minas Gerais Bahia e Sergipe. Estão frustados. As vagas existem e os serviços de utilidade pública que prestariam , obviamente prejudicados. Só para citar dois exemplos!

Dispõe o Brasil de Ministérios e Agências Reguladoras para todos os gostos e desgostos dos que pagam a conta pesada, com generosas ofertas à chamada BASE ALIADA, ávida por cargos bem remunerados, com polpudos padrões  Desconfia-se, pois, com justa razão, do espontâneo “apoio” (entre aspas), que o Governo Federal vem logrando no Congresso. É louvável o “ patriotismo” ( também entre aspas) ,desses grupos de Parlamentares das 02 Casas Legislativas. Foram eleitos o Presidente da Câmara Rodrigo Maia, questionada no STFederal e do Senado,  EUNÍCIO OLIVEIRA . Lanço aqui um DESAFIO simples: Temer extinguiria mais 10 Ministérios , Agências e Embaixadas  inúteis; eliminaria os onerosos Cartões Corporativos e viagens , muitas de caráter turístico. Exoneraria todos Comissionados e ocupantes do Alto Escalão que foram indicados por “ALIADOS”!  Espere o resultado dessa Base, quando forem votar as Reformas ! Se permanecer vitorioso, submeto-me a colocar seu retrato e dos iluminados Assessores, na minha modesta sala de trabalho.