Geral

Profissionais da Educação serão voluntários no simulado do Pinheiro

14/02/2019
Profissionais da Educação serão voluntários no simulado do Pinheiro

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) reuniu, nessa quarta-feira (13), servidores administrativos e diretores das escolas situadas na região administrativa III, que compreende o bairro do Pinheiro. A reunião teve o objetivo de explicar o Plano de Contingência e orientá-los sobre a participação de voluntários da Educação no simulado de evacuação do bairro, que acontece no próximo sábado (16).

Participaram da reunião, representantes da Defesa Civil de Maceió, da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), do Gabinete de Governança e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Durante a reunião, as instituições envolvidas atualizaram os servidores sobre os esforços que a Prefeitura tem feito para descobrir o que acontece no bairro com a finalidade de deixar a população informada sobre todas as ações que estão sendo realizadas. Na oportunidade, os servidores puderam tirar as dúvidas diretamente com os representantes da Defesa Civil e de instituições envolvidas na operação.

De acordo com a técnica da supervisão escolar da Semed, Angela Maria Nobre Azevedo, diante da clareza das informações que foram passadas, cresceu o desejo de ajudar. Segundo Angela, o fato de ter amigos e parentes morando na região é outro fato. “Quero ajudar quem conheço e quem não conheço. Pensamos que os problemas são distantes, mas, pode ser próximo também. É hora de dar as mãos independente de qualquer coisa”, pondera.

Para a secretária Ana Dayse Dorea, a simulação é importante por que é preciso trabalhar a possibilidade de ocorrência. “Pode não acontecer nada, além do que já está acontecendo, mas a melhor medida preventiva é estar preparado para agir e atuar junto àqueles que moram no bairro e demais pessoas envolvidas no processo”, destacou a gestora.

Ela ressalta ainda que os educadores têm um papel de acolhimento durante a simulação. “Vamos acolher essas pessoas com toda a sensibilidade, com toda formação que os educadores têm, orientando e acomodando as pessoas que estarão nos pontos de encontro no momento da simulação”, garante. Além disso, a Semed vai disponibilizar ônibus adaptados para o transporte da população local que estará localizada em pontos estratégicos.