Geral

Prefeitura prepara trânsito para Arapiraca receber cavalgada e procissão

02/02/2019
Prefeitura prepara trânsito para Arapiraca receber cavalgada e procissão

Sábado, 2 de fevereiro: feriado de Nossa Senhora do Bom Conselho, a padroeira de Arapiraca. A prefeitura preparou o itinerário para receber a tradicional cavalgada, que saiu do município de Bom Conselho, em Pernambuco, na última quinta-feira (31), e chegará na tarde deste sábado na Concatedral, no centro de Arapiraca.

Para receber os cavaleiros e as amazonas de famílias arapiraquenses, o trânsito será monitorado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) com Agentes de Segurança Viária (ASV) em viaturas, carros e motos.

O esquema de monitoração do trânsito é para garantir segurança aos fiéis, que se aglomeram no Largo Dom Fernando Gomes para ver a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho chegar nas mãos de uma amazona.

O prefeito Rogério Teófilo acompanhará a chegada da Santa na cidade. Ele participou da missa realizada em Bom Conselho e acompanhou a saída da cavalgada com destino a Arapiraca.

No trajeto até a Matriz a cavalgada é seguida pelos agentes da SMTT para evitar qualquer tipo de incidente no trânsito e manter a segurança nos cruzamentos das ruas por onde os participantes passam com seus cavalos.

“A segurança viária será feita em todo o trajeto da cavalgada para que possamos garantir a tranquilidade dos cavaleiros e amazonas, como também da população que acompanha essa festa tradicional de Arapiraca”, afirmou o superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza.

Roteiro e procissão

A cavalgada sairá da Igreja Santa Rosa e vem pela Avenida Pio XII, no bairro Planalto. Ela segue pela Rua Benjamim Freire, passa pela Rua Pedro Nunes e entra no corredor da Rua 30 de Outubro, local em que as pessoas se aglomeram nas calçadas para ver a cavalgada passar com a imagem da Santa, a Padroeira de Arapiraca que celebra, neste ano, os 75 anos de festejos religiosos.

A festa solene e a procissão só começam com a chegada da Santa que é passada das mãos da amazona para um representante da igreja. A cavalgada será recebida com festa pela animação litúrgica do Coral Vozes do Altíssimo.

O padre e pároco da Concatedral, Antenor Montenegro Júnior comanda o ato religioso e a cavalgada segue pela Rua Estudante de Oliveira Leite em direção ao bairro São Luís e passará pela Rua Dom Pedro II, pela Marginal Piauí até a Rua Rita Leão de Melo onde encerra o percurso com a chegada dos cavaleiros e amazonas na Acesa – Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca.

A festa da Padroeira de Arapiraca terá a animação litúrgica da Comunidade Shalom e o show de encerramento com a Banda Brasa Viva, em frente à Concatedral, no Largo Dom Fernando Gomes.