Geral

Aluna do campus Palmeira integra time do Ifal participante do Brasileirão Escolar de Futebol

21/02/2019
Aluna do campus Palmeira integra time do Ifal participante do Brasileirão Escolar de Futebol

Aluna do 3º ano de Edificações, Vitória Lopes.

A partir desta quinta-feira, 21, Alagoas é uma das sedes do Brasileirão Escolar de Futebol. Em sua 11ª edição, o evento também será realizado em Sergipe, estado onde haverá a seletiva nacional de futebol de campo masculino, enquanto a cidade de Maceió-AL sediará a seletiva feminina. E o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estará em peso participando da competição com um time formado por 18 atletas de diferentes campi da instituição.

E uma delas é a nossa “prata da casa”, a aluna do 3º ano de Edificações, Vitória Lopes. Pela primeira vez, ela participará de um campeonato como jogadora profissional, por isso a expectativa, responsabilidade e o “frio na barriga” são grandes em torno do evento. “Infelizmente, o futebol é uma área que ainda não tem tanto protagonismo feminino, por mais que tenhamos atletas como a jogadora Marta Silva como exemplo. É importante trazer essa representatividade, trazendo o futebol, principalmente para Alagoas, que será palco de uma competição tão importante nacionalmente”, diz.

Sua participação no ano passado nos Jogos Internos dos Institutos Federais (JIFs) foi fundamental para integrar o time do Ifal, oportunidade em que pôde se destacar por sua atuação em campo. Os responsáveis pelo time, que disputará o Brasileiro, são os professores de Educação Física do campus Maceió, Jackson Lima e Alysson Matos. “Temos uma relação boa com eles. São profissionais que nos impulsionam e nos dão várias dicas quanto à parte técnica, tornando-se algo profissional”, ressalta.

O apoio e incentivo vieram também do professor da disciplina no campus, Flávio Melo, que sempre viu na aluna diversos atributos. “Em tudo que ela se envolve é com muita vontade e sempre desejando fazer da melhor forma com muito esforço para participar dos treinamentos e com uma inteligência de compreensão e de visão de jogo, seja no futebol ou no handebol. Vitória é uma aluna diferenciada em todos os aspectos”, elogia o docente.

Mas Vitória não é só destaque em campo. Em sala de aula, ela bate um “bolão” também, tanto que no ano passado ela esteve representando o Instituto na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), oportunidade em que trouxe uma medalha de prata e bronze para o campus. Sem dúvidas, os títulos conquistados são inúmeros tanto na parte acadêmica, quanto esportiva.

“Já ganhei os jogos escolares na modalidade infantil e um interativo. Fui artilheira nos Jogos de Arapiraca. Nos jogos internos do campus, ganhamos futebol, queimado…”, conta Vitória. Mas dentre tantos esportes, sua paixão mesmo é o futebol e é um amor antigo, desde quando era criança: “Cresci com um primo e meu irmão jogando. Adoro não só jogar, mas assistir e foi isso que me trouxe até aqui”, ressalta a garota, torcedora do Flamengo.

Brasileirão Escolar de Futebol

Oficialmente conhecido como Campeonato Brasileiro Escolar, o evento tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva, enaltecendo os benefícios educacionais e comportamentais. Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, o campeonato será classificatório para o Mundial Escolar de Futebol de Campo, que ocorrerá em abril deste ano na Sérvia.

São mais de 700 jovens alunos atletas de todos os estados e do Distrito Federal participando da competição com sedes em Sergipe e Alagoas.