Geral

Uncisal e ONU Habitat expõem alternativas sustentáveis para áreas frágeis de Maceió

28/11/2018
Uncisal e ONU Habitat expõem alternativas sustentáveis para áreas frágeis de Maceió

Um seminário que acontecerá na próxima quinta-feira (29) em Maceió deve colocar a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) no rol das instituições cadastradas no Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O evento faz parte do “Circuito Urbano 2018” e busca apresentar alternativas para sustentabilidade e resiliência em áreas frágeis de Maceió.

Serão beneficiadas, inicialmente, marisqueiras das comunidades Sururu de Capote e Mundaú, localizadas no Vergel do Lago, que são atendidas pelo grupo de extensão da Uncisal Mulheres Guerreiras. O seminário  acontecerá no prédio-sede da universidade, no Trapiche da Barra, entre as 18h e 21h.

A programação do evento inclui a apresentação institucional do programa ONU-Habitat, que será feita pela analista Paula Zacarias; a palestra “Economia circular como potencializador de melhorias no ambiente urbano: projeto Mulheres Guerreiras”, ministrada pela professora Karina Schussler, da Uncisal; além da palestra “Boas práticas para melhorias habitacionais em áreas de vulnerabilidade ambiental”, ministrada pelo professor Odair Moraes, da Ufal (Universidade Federal de Alagoas).

Os interessados podem se inscrever por meio do endereço eletrônico https://doity.com.br/seminario–alternativas-para-sustentabilidade-e-resiliencia-areas-frageis-de-maceio. São ofertadas 110 vagas para a comunidade.

“O seminário surge como uma forma de estabelecer uma ponte entre a Uncisal e o programa ONU-Habitat, ou seja, colocar a Uncisal no rol de Instituições cadastradas no programa. Nós, do projeto de extensão, já estamos capacitando as marisqueiras e neste evento iremos apresentar a continuidade do projeto. O circuito da ONU foi uma boa oportunidade para unir o útil ao agradável. Vamos apresentar os resultados, planejar o futuro, ao mesmo tempo em que nos colocamos sob o ‘radar’ da ONU”, destacou a professora Karina Shussler.

Projeto de Extensão

De acordo com a professora da Uncisal, o seminário surgiu a partir de um projeto de extensão interdisciplinar, gerenciado pelos cursos de Segurança no Trabalho e de Tecnologia em Alimentos da Universidade. Um grupo de 15 estudantes, coordenados por Schussler e pela professora Cícera Alencar, atua na capacitação de marisqueiras que sobrevivem do trabalho na Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago.

“Neste projeto, nós buscamos repassar técnicas de trabalho em equipe, de segurança no trabalho e formas adequadas de manuseio de alimentos. A proposta é que o grupo crie uma associação, que provavelmente se chamará Mulheres Guerreiras, e consiga tirar seu sustento a partir de iniciativas sustentáveis”, frisa a professora Karina Schussler.

Circuito Urbano

Para promover um futuro urbano melhor, o ONU-Habitat realiza e apoia diversos eventos em cidades de todo o mundo durante o Outubro Urbano. O mês de outubro foi escolhido porque se inicia com a comemoração do Dia Mundial do Habitat e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades. Em comemoração a estas datas, o ONU-Habitat Brasil promove o Circuito Urbano 2018, uma relação de eventos que ocorrem nos meses de setembro, outubro e novembro em todo o país.

Serviço

Seminário “Alternativas para sustentabilidade e resiliência: áreas frágeis de Maceió”

Organização: Grupo de extensão Mulheres Guerreiras (Uncisal)

Data: 29 de novembro de 2018 (quinta-feira)

Horário: 18h às 21h

Local: Mini Auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Campus Governador Lamenha Filho, Rua Doutor Jorge De Lima, 113, Trapiche Da Barra, Maceió.