Geral

Senar AL realiza primeiro encontro presencial do CNA Jovem

13/10/2018
Senar AL realiza primeiro encontro presencial do CNA Jovem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar AL – realiza, neste fim de semana, o primeiro encontro presencial da etapa estadual do Programa CNA Jovem. O evento acontece na Sala Porfírio Moreira Soriano, na sede do Senar, Bairro Jaraguá, em Maceió. Durante dois dias, os 11 estudantes selecionados receberão orientações sobre plano de negócios e assistirão a duas palestras sobre liderança, ministradas por José Cavalcante Vieira, mestre em Agronomia e pesquisador aposentado da Embrapa.

Mestranda em Agricultura e Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas, Maria Gilberlândia Ferreira Franco, 26 anos, moradora de Arapiraca, foi aluna e hoje é instrutora do curso técnico em Agronegócio do Senar AL. Agora, participa do programa CNA Jovem para ampliar as possibilidades de desenvolvimento profissional. “É uma oportunidade única de conhecer mais o agronegócio e agregar conhecimentos à minha careira, para contribuir com o crescimento do setor”, diz.

Os alunos do CNA Jovem foram indicados pelas secretarias municipais de Agricultura e sindicatos rurais, por apresentarem perfil empreendedor e de liderança. Após participar de uma capacitação a distância, eles agora estão na etapa estadual do programa, que inclui três encontros presenciais, além de atividades remotas. Ao término dos encontros, os estudantes entregarão um plano de ação voltado para um problema ou oportunidade local. Os três melhores trabalhos participarão da etapa nacional, em Brasília, no ano que vem.

“Nas duas primeiras edições do programa, os trabalhos alagoanos ficaram muito bem ranqueados na etapa nacional e nós esperamos que isso se repita, que esses jovens façam bonito e elevem o nome do estado”, afirma a coordenadora do CNA Jovem em Alagoas, Luana Torres. “Tenho certeza de que, ao sair de cada encontro, esses estudantes já conseguem perceber a diferença da liderança deles perante a sociedade”, acrescenta o instrutor Edjane dos Anjos Ulisses.

 

CNA Jovem

O Senar e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil. Voltado para brasileiros com espírito de liderança e idade entre 22 e 30 anos, o programa prepara jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário.

Para as Federações e a Administrações Regionais do Senar, o objetivo principal é engajar jovens locais na resolução de desafios do agro no Estado. Ao mesmo tempo, inicia-se o desenvolvimento de novos quadros de liderança conhecedores da realidade de cada segmento e microrregião.

 

Etapa Nacional
A metodologia da etapa nacional baseia-se num modelo inovador de liderança empreendedora. O jovem é estimulado a construir e planejar sua trajetória de liderança em uma das cinco dimensões: sindical, institucional, política, empreendedora e acadêmica.

A escolha dos vencedores desta etapa é feita pelos próprios participantes, o que legitima o papel e o projeto de liderança dos escolhidos junto a seus pares. Além disso, todos passam a integrar a Rede CNA Jovem, que desenvolve campanhas, missões nacionais e internacionais, promove diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.