Geral

Rede Sesi/Senai brilha na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

02/10/2018
Rede Sesi/Senai brilha na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Dois pódios e ao menos uma vaga já confirmada na etapa nacional Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Este é o resultado conquistado pelas escolas Sesi/Senai, localizada no Benedito Bentes, e Sesi Industrial Abelardo Lopes, da Cambona, no último sábado, durante a fase estadual da OBR.
A equipe Robomac ficou com o 1º lugar, no nível 2 (ensino médio); a Robocamb, com o 2º, no nível 1 (ensino fundamental). A Robomac estará na etapa nacional, que será disputada em João Pessoa-PB, no mês de novembro. Já a Robocamb, segue firme na luta pela outra vaga, no ensino fundamental.
Detalhe: as equipes da rede Sesi/Senai são campeãs há quatro anos consecutivos – 2015, 2016, 2017 e 2018. O processo de melhoria é contínuo e o que vale é continuar sempre buscando objetivos maiores.
“Desde 2015, trabalhamos na melhoria da programação e construção dos nossos robôs. A estratégia faz toda diferença no momento de competição. Agora, vamos trabalhar na melhoria da estrutura do robô para representar Alagoas lá em João Pessoa, na etapa nacional da OBR”, disse o professor Eduardo Monteiro Cerqueira.
A receita para chegar longe e conquistar títulos, de acordo com o aluno Rian Gabriel, do 2º ano do Ensino Médio, é a intensidade no treinamento.
“A etapa estadual da OBR não foi nada fácil. Foram vários desafios a serem enfrentados para conseguir chegar ao nosso objetivo. Tinha equipes com alto desempenho disputando a vaga para o nacional. Foram três semanas intensas de treinamento, com muito esforço, dedicação e força de vontade, e o retorno foi bem recompensador. Conseguimos garantir o primeiro lugar com todo apoio da Rede Sesi/Senai”, comemorou.
Um dos alunos mais novos, Jhonata Augusto, do 8º ano do ensino fundamental, teve uma visão diferenciada da competição. Sentiu-se nervoso, aprendeu, foi ajudado, ajudou e torceu muito. Aprendeu muito da robótica, conheceu novas pessoas e novas tecnologias.
“Foi uma experiência maravilhosa, até mágica, eu diria. Senti uma baita energia positiva, e um orgulho de ter levado o nome do Sesi ao pódio novamente. Ainda me aprofundei de forma geral em robótica para a competição, além de ter compartilhado experiências com colegas de equipe e técnicos”, declarou.
A Rede Sesi/Senai não conquistou só esses títulos. No nível 1, ficou também com o prêmio de Melhor Design Mecânico. No nível 2, duas comemorações: melhor escola privada e o prêmio Maker.
A fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica foi disputada no Ginásio do Cepa. Mais de 80 escolas participaram, com aproximadamente 250 alunos de escolas públicas e particulares