Geral

Mulheres conectadas: tecnologia atrai universo feminino nas mais diversas áreas

10/10/2018
Mulheres conectadas: tecnologia atrai universo feminino nas mais diversas áreas

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas de todo o mundo. Seja na medicina, nos afazeres domésticos, nos relacionamentos, no trabalho, no transporte e tantas outras áreas pessoais ou profissionais. O mundo está em evolução e, constantemente, surgem novas ferramentas que facilitam a rotina e proporcionam praticidade. Afinal, com a correria do dia a dia quem é que não gosta de encontrar uma solução com um simples toque no celular?

De acordo com estudo divulgado pela App Annie – empresa de informações e dados de mercado de aplicativos –, o brasileiro tem em média 83 programas instalados no celular. De 2015 para 2018, houve um crescimento de 20% em downloads de apps no Brasil, o que faz do País um dos mercados emergentes de mais rápido crescimento neste setor.  A empresa prevê que, até 2022, o Brasil supere a marca de 8 bilhões de downloads.

A utilização dos apps está em todos os setores, sobretudo no universo feminino. São mulheres (e mães) conectadas, que utilizam a tecnologia para todas as necessidades do dia a dia. A comissária de bordo, Paloma Roberta Rodrigues Augusto, teve problemas com obesidade na adolescência e, a partir disso, fez uma reeducação alimentar. Para tornar esse processo mais simples e prático, Paloma começou a utilizar o aplicativo My Fitness Pal como um Diário Alimentar. Sem sair de casa, ela tem, na tela do celular, uma ferramenta que, além de calcular as calorias dos alimentos consumidos, permite que ela conheça mais sobre os nutrientes de cada produto, mesmo sem o rótulo. “O app otimiza muito o tempo, porque calcula automaticamente as calorias, gordura, açúcar e sódio de tudo que você comeu no dia, sem que você precise ficar pesquisando sobre determinado produto. Além disso, ajuda a controlar os gastos calóricos diários”, contou Paloma.

Pensando em trazer igualdade de gênero ao segmento de mobilidade urbana, nasceu o app de transporte Venuxx – que conecta motoristas e passageiras (exclusivamente para mulheres).  De acordo com diretora de marketing e operações, Gabrielle Jaquier, o serviço oferecido é uma opção para mulheres que desejam exercer o direito de ir e vir com mais segurança (como passageiras) ou obter a independência financeira (como motoristas). Ouvíamos muitos relatos de amigas e familiares que se queixavam do atendimento que recebiam de motoristas de taxi e aplicativos, e que apontavam o desejo de ter um serviço exclusivo para mulheres que fosse seguro e eficiente”, comentou Gabrielle.

A passageira Giuliana Cristina, contou que começou a utilizar o app porque se sente mais tranquila para ir a qualquer lugar e horário, sabendo que será atendida por uma motorista mulher. “Uso pela segurança, tanto minha quanto da motorista, que imagino que deva preferir transportar passageiras mulheres. E ainda a ajudo a ganhar dinheiro!”, disse.

E, por falar em mobilidade urbana, muitas mães resolveram o tempo de espera pelo filho na saída da escola com apenas um toque no celular. Diversas escolas do País implantaram o aplicativo Filho sem Fila e, com isso, minimizaram os problemas que envolvem trânsito, insegurança urbana e, ainda, economizam o tempo de todos os envolvidos. “Comecei a utilizar a app por sugestão da escola e foi uma ótima solução para a hora da saída. Eu aviso à escola que estou indo buscar meu filho na hora que saio do serviço ou de casa e, a partir daí, o sistema notifica a escola conforme eu me aproximo e, quando finalmente eu chego no portão, ele já está a minha espera. Isso agiliza a rotatividade da baia, pois eu não preciso estacionar o carro (praticamente impossível de se encontrar vagas) e evito a formação de congestionamento”, comentou a empresária e mãe, Michele Rauseo, que acrescentou. “Outro aspecto positivo é que, quando preciso que outra pessoa busque meu filho, eu coloco a autorização e foto no app de forma muito simples. Isso aumenta a segurança e facilita a correria do dia a dia”.

O Filho sem Fila também estende as funções e, para os pais que contratam vans para o transporte escolar, é possível monitorá-las, a partir do momento que o filho faz o embarque, com notificações sobre o trajeto e a localização do veículo em tempo real.

Sobre o Filho sem Fila

O aplicativo foi idealizado e desenvolvido em 2013, a partir da necessidade de um pai que identificou um método para aumentar a segurança de todos e reduzir a perda de tempo durante esta rotina diária. O Filho sem Fila é o primeiro aplicativo a proporcionar segurança e agilidade a alunos, pais e equipes escolares durante a hora da saída.

Atende mais de 130 escolas em todo o País, e está presente em 20 Estados e 52 cidades, nas quais promove economia de cerca de 30 horas/ano para cada pai que utiliza o sistema diariamente. Atualmente, são mais de 35 mil alunos e 60 mil pais ou responsáveis usuários do sistema.

Alguns números:

Redução de 50% do tempo total de saída de alunos
Ganho de 30 horas/ano por pai
Cerca de 90 mil usuários entre alunos e responsáveis
Mais de 1,9 milhão de chamados de alunos
Mais de 330 mil horas economizada

Sobre o Venuxx

O Venuxx é um aplicativo de mobilidade urbana de uso exclusivo para mulheres, em uma conexão entre motoristas e passageiras. A plataforma nasceu para fortalecer o universo feminino e oferecer mais segurança e tranquilidade às mulheres. Ao passo que as clientes viajam mais satisfeitas, as motoristas também ganham independência financeira.

Sobre o My Fitness Pal

Fundado em 2005, o aplicativo funciona como um diário alimentar. Por meio da ferramenta, 100% gratuita, os usuários podem registrar as refeições de forma rápida e fácil. Dessa maneira, o app ajuda a determinar a ingestão calórica e os nutrientes necessários para o alcance das metas no controle de peso. Além disso, é possível escanear o código de barras dos alimentos consumidos e verificar as informações nutricionais em um banco de dados com mais de 5 milhões de itens alimentares diferentes.