Alagoas

AMA e governador chamam prefeitos para anúncio de medidas

19/10/2018

Preocupado com a seca que está afetando todos os municípios do Sertão e parte do Agreste de Alagoas, o governador Renan Filho, por solicitação do presidente da AMA, Hugo Wanderley, vai anunciar uma série de ações. O anúncio acontece nesta segunda-feira, dia 22, no Palácio, 10h. A ideia é mobilizar toda estrutura do governo para prestar atendimento e executar ações que minimizem o sofrimento da população da região.

Desde agosto, através do Decreto nº 60.040, o governo declarou situação anormal e reconheceu a situação de emergência. A medida foi tomada por considerar que compete ao Estado a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos.

No decreto, o governo reconhece a redução das precipitações pluviométricas que continua assolando os municípios para níveis sensivelmente inferiores aos da normal climatológica e a queda intensificada das reservas hídricas de superfície provocada pela má distribuição pluviométrica na região, provocando perdas significativas na agricultura e agropecuária da região e grandes dificuldades da população no abastecimento d´água para o consumo humano e animal.

Os municípios afetados em Alagoas são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.