Cidades

Conac 2018: Ifal Palmeira leva duas equipes para competição de robótica

28/09/2018
Conac 2018: Ifal Palmeira leva duas equipes para competição de robótica

Os alunos são do curso de Sistemas Elétricos e participaram na categoria Mini Sumô Robô de 500g.

Finalizando a participação do Ifal Palmeira dos Índios no III Congresso Acadêmico do Instituto (Conac), nesta quinta-feira, 27, os alunos do curso de Sistemas Elétricos participaram da 5ª edição do Torneio de Robótica, organizado por professores e estudantes dos cursos de Eletrônica e Eletrotécnica do Ifal, campus Maceió.Duas equipes representaram o campus Palmeira, ambas competiram na categoria: Mini Sumô Robô de 500g.

Nesta disputa, o desafio das equipes é controlar um robô que vai detectar e empurrar para fora de uma arena de sumô (Dojô) o robô da equipe adversária. Cada etapa da “luta” é composta por três rounds de um minuto cada e acontece em um espaço delimitado para o combate entre os robôs.

Segundo o aluno do 6º período, Willam Germano, o protótipo faz parte de um projeto de ensino, coordenado pelo professor Thiago Abreu. “Temos oito meses para produzir esse robô, criar um arquivo para ensinar o pessoal a construir um também”, conta. Sobre o processo de criação, ele ressalta que várias etapas foram realizadas até se chegar a um produto final.

Fizemos teste dos sensores, depois passamos para o controle dos motores e, por último, fomos para os sensores ultrassônicos, que são os que detectam o oponente. Juntamos toda a programação em uma só e colocamos no robô”, explica Willam.

O próximo passo das equipes será o aperfeiçoamento do protótipo, já que no final do ano haverá mais uma competição. Os troféus foram disputados por 14 equipes em uma competição que envolveu 104 alunos do Ifal e de instituições particulares de ensino, distribuídos em três categorias:Mini Sumô Robô 500g autônomo de dimensões 10×10 cm (com 20 equipes competidoras); Sumô Robô 3kg autônomo de dimensões 20×20 cm (quatro equipes competidoras), e Seguidor de linha (com treze equipes competidoras).

Confira as equipes participantes do campus:

Grupo 1:

Stefany Ferreira

Jackson da Silva

Nicholas Gabriel Araújo

José Irineu Ferreira

Grupo 2:

Willam Germano José Aneilson Oliveira

Robson Lisboa

José Aneilson Oliveira

*Com informações de Gabriela Rodrigues (jornalista do campus Maceió)