Geral

Prefeitura e Correios lançam selos comemorativos dos 129 anos de Palmeira dos Índios

17/08/2018
Prefeitura e Correios lançam selos comemorativos dos 129 anos de Palmeira dos Índios
Prefeito Julio Cezar posa para fotos com homenageados

Prefeito Julio Cezar posa para fotos com homenageados

O Ministério das Comunicações, por meio dos Correios, e a Prefeitura de Palmeira dos Índios lançaram nesta sexta-feira (17), na sede da OAB, os selos comemorativos em homenagem aos 129 anos de Emancipação Política de Palmeira dos Índios. Os homenageados deste ano foram a artista plástica Edna Constant Mendes, a comerciante Ewancy Cisneiros, o líder comunitário José Martins de Queiroz, o odontólogo Mauro Feitosa e a professora indígena Xucuru-Kariri Raquel Santana. A homenagem foi devido à contribuição e ao legado que cada um deixou nas áreas de educação e a cultura.

O superintendente dos Correios Edmilson Bezerra conduziu as obliterações dos selos. A secretária municipal de Cultura Isvânia Marques, membro da Academia palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca), representou Edna Constant que também integrava a Academia. Andressa Cisneiros, filha de Ewancy Cisneiros, Lindalvo Queiroz, filho de José Martins Queiroz, Eduardo Feitosa, irmão de Mauro Feitosa, e o cacique Celestino, pai de Raquel Santana, representaram as famílias dos homenageados. O prefeito Júlio Cezar e o vice-prefeito Márcio Henrique fizeram as cinco obliterações, simultaneamente, e lançaram oficialmente os selos. Eles deixaram os nomes registrados no livro de ouro dos  Correios.

O superintendente dos Correios Edmilson Bezerra entregou ao prefeito Júlio um troféu com a representação dos cinco selos. “Agradeço a parceria dos Correios para homenagear estas cinco pessoas tão importantes e que contribuíram para o desenvolvimento da nossa terra. Ao observar o ambiente desta solenidade pude ver o sentimento de nostalgia e saudades de cada um aqui, por seus familiares que já se foram. E era justo que o município imortalizasse aqueles que tanto fizeram pela nossa terra”, destacou o prefeito Júlio.

E continuou. “Compete a nós mantermos viva essa memória. Por isso, oficializamos esta homenagem que agora é de caráter nacional pois, ao serem oficializados, esses selos postais percorrerão o país nas postagens e, cada um deles, será afixado no Museu de Brasília, onde estão tantos heróis brasileiros. Esta cidade homenageia cada uma destas pessoas que fez tanto por nós e que prestou relevantes serviços ao nosso povo e à nossa gente”, finalizou o prefeito Júlio, que aproveitou a ocasião para convidar a todos para o desfile cívico de 20 de agosto. Ele lembrou, ainda, que pela primeira vez na história de Palmeira, todos povos indígenas do município também desfilarão na festa de Emancipação Política da cidade.