Geral

Comemorações dos 129 anos de Emancipação Política de Palmeira começaram nesta quinta (16)

16/08/2018
Comemorações dos 129 anos de Emancipação Política de Palmeira começaram nesta quinta (16)

7a0fccf6-7a79-42a0-b322-f8387eeca6ee

O prefeito Júlio Cezar iniciou hoje (16) a programação de atividades em comemoração aos 129 anos de Emancipação Política de Palmeira dos Índios. Ao lado da secretária municipal de Saúde Kátia Born, vereadores e secretários municipais, Júlio Cezar entregou um veículo para atender aos povos indígenas Xucuru-Kariri, no Polo Indígena do bairro Palmeira de Fora. Na ocasião, o prefeito também anunciou que vai disponibilizar uma ambulância, que ficará no Polo à disposição das oito comunidades indígenas do município. Às 16h, haverá entrega das melhorias da Escola Municipal Marinete Neves e da quadra poliesportiva da unidade escolar.

Emocionado, o Cacique Celestino agradeceu a chegada dos veículos, que serão de grande utilidade para os indígenas. “Este foi um compromisso assumido para nós e agradecemos muito por isso. Agradeço ao prefeito Júlio Cezar que nos ajudou e que tem contribuído para uma mudança na cidade, que vem avançando e o parabenizo por tudo. Para falar do bem também precisamos falar do mau. É preciso cumprir o que tem escrito na bandeira brasileira para que possamos viver bem, sem as mãos do homem mau. Merecemos uma vida digna, de igualdade e sem extermínio. Acreditamos no prefeito Júlio para que possamos viver melhor”, disse o Cacique.

A secretária de Saúde Kátia Born falou que o prefeito Júlio Cezar tem mostrado um grande respeito às comunidades indígenas e quilombolas. “Ele nos mostra isso e aprendemos com ele. Esse é o primeiro dever de casa e o que o município puder fazer para ajudar a essas comunidades nós faremos. Sabemos das dificuldades, mas nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível”, disse a secretária, que foi respaldada pela vice-presidente da Câmara de Vereadores Joelma Toledo. “O Governo Júlio Cezar tem se esforçado e mostrado que com boa vontade e determinação dá para colocar em prática todas as políticas públicas. Também nos colocamos à disposição para o que for necessário”, completou a vereadora.

Para o prefeito Júlio Cezar, é preciso muito esforço para que a população não fique desassistida na área da Saúde. “É muito difícil fazer saúde e a gente precisa manter os serviços para a população não ficar desassistida. Vamos, durante este mês, inaugurar várias obras na Saúde, como o laboratório Remy Maia e o novo Posto Vida, que também estarão abertos também para os indígenas, entre outros serviços. E em breve, abriremos as portas do hospital para que a população deixe de pagar pelos serviços da instituição. Protegemos os povos tradicionais com políticas públicas, que são destinadas para os que mais necessitam”, garantiu o prefeito Júlio.

E continuou. “O nosso objetivo é ficar ao lado de quem tanto já foi renegado pelo poder público e acabar com o apartheid que sempre existiu aqui no município. Que possamos levar todas as nossas ações para os povos indígenas de Palmeira. O polo indígena é financiado com recursos do Sesai, mas é preciso que o município também ajude. A doação desse carro, com motorista e combustível, vai ser muito importante para que eles cheguem nas cidades de Maceió e Arapiraca no dia e na hora certa de suas consultas”, finalizou o prefeito Júlio.

Amanhã (17), a programação comemorativa continua:

8h – Entrega de tratores para a Agricultura, em frente à prefeitura;

8h30 –  Lançamento da Copa Rural de Futebol, no Salão Nobre da Prefeitura;

9h – Inauguração do Novo Laboratório Remy Maia;

10h – Lançamento e adesão ao Projeto “Planta Alagoas”, no Auditório da UNEAL;

19h – Lançamento dos Selos Comemorativos da Emancipação Política de Palmeira, no Auditório da OAB.