Geral

Projeto para gestantes é iniciado na zona rural de Palmeira

13/06/2018
Projeto para gestantes é iniciado na zona rural de Palmeira

gestantes (5)

Mais um projeto promete ser sucesso na área da saúde, em Palmeira dos Índios. É o que espera a enfermeira Cristiane Santos, da Unidade Básica de Saúde da Boa Vista, zona rural de Palmeira dos Índios. Na última quinta, dia 7, a enfermeira e equipe da Unidade deram início ao projeto intitulado “Toda gravidez é visível: intensificando o vínculo mãe/filho através do ensaio fotográfico”.

O projeto funciona da seguinte forma: uma vez por mês, as gestantes passarão por uma sessão de fotos, em um estúdio montado na própria UBS e ao ar livre, tendo a paisagem da região como cenário. Serão utilizados roupas e acessórios escolhidos pela enfermeira Cristiane no dia de cada ensaio. Na oportunidade serão realizadas palestras educativas sobre as comuns alterações no ciclo gravídico e os cuidados com o recém-nascido.

O intuito é de incentivar o acompanhamento de puericultura após o nascimento da criança, além de palestras com o envolvimento da saúde bucal. “O fortalecimento do vínculo será não somente entre a gestante e o filho que espera, mas também entre a gestante, sua família e a equipe da UBS, uma vez que o comparecimento mensal para as consultas de pré-natal são de suma importância para um acompanhamento com excelência na busca pela integralidade da assistência prestada. Tenho paixão pelo meu trabalho e quero fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou Cristiane.

A iniciativa de Cristiane foi motivo de surpresa e comemoração entre a equipe, pelo fato da preocupação em proporcionar um book fotográfico como recordação desse momento único na vida da mulher. A iniciativa conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde no convite as gestantes e da dentista Dayse Chaves, que irá trabalhar em conjunto, contribuindo com palestras sobre prevenção das doenças peri-orais e incentivo aos cuidados bucais necessários tanto para a mãe quanto para o recém-nascido.

No ano passado, Cristiane conquistou o primeiro lugar na 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), na categoria Vigilância, Prevenção e Controle de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, em Brasília. A enfermeira representou Palmeira dos Índios e a Secretaria Municipal de Saúde com o trabalho intitulado “Experiências Exitosas na Implantação do Teste Rápido de HIV e Sífilis em uma Unidade de Saúde da Família na Zona Rural de Palmeira dos Índios/AL”.