Geral

Projeto Conheça o Samu leva informações para mais de 2 mil alagoanos

02/04/2018
Projeto Conheça o Samu leva informações para mais de 2 mil alagoanos
Projeto Conheça o Samu possibilita que população conheça a estrutura do serviço (Fotos: Thiago Henrique)

Projeto Conheça o Samu possibilita que população conheça a estrutura do serviço (Fotos: Thiago Henrique)

Em busca de levar mais conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas, o projeto ‘Conheça o Samu’, criado em setembro de 2017, já atendeu 2.065 alagoanos da capital e do interior do Estado.

Em sua sétima edição, o projeto dará continuidade às ações educativas no próximo sábado (7), às 8h, no Supermercado Cesta de Alimentos, no bairro Jacitinho, em Maceió. O ‘Conheça o Samu’ já passou pelas cidades de Maceió, Arapiraca, Murici e União dos Palmares, levando informações sobre os serviços realizados diariamente pelos socorristas. Em todas as edições foram feitos alertas sobre os prejuízos causados pelos trotes, que chegam a mais de 60% de todas as ligações recebidas, diariamente pelo número 192.

(Fotos: Thiago Henrique)

As explicações são feitas pelos técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores socorristas. Eles mostram à população a rotina de salvar vidas e como é lidar com as situações de urgência e emergência. Também durante o ‘Conheça o Samu’, a população tem a oportunidade de ver de perto as viaturas utilizadas pelos socorristas, como as Unidades de Suporte Básico (USBs) e de Suporte Avançado (USAs) e as motolâncias.

De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu Maceió, o projeto consegue aproximar os profissionais da população, trazendo resultados positivos. “Reduzimos em 17,58% os trotes no primeiro bimestre de 2018. Isso mostra que estamos conseguindo sensibilizar as pessoas a ligarem para o 192 quando for realmente necessário. Mostramos que, ao fazer um trote, vidas podem não ser salvas, uma vez que uma ambulância é deslocada para uma falsa ocorrência”, salientou.

Os profissionais do Samu também passam para a população noções básicas de primeiros socorros, que devem ser utilizadas em casos de engasgos, quedas, queimaduras, choques elétricos e paradas cardiorrespiratórias, enquanto esperam a chegada da equipe do Samu.

Segundo Fabrycia Andrade, coordenadora do Samu de União dos Palmares, além de todas as informações passadas para o público, os socorristas também oferecem serviços de saúde à população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de HIV.

(Fotos: Thiago Henrique)“Na edição feita aqui no município da Zona da Mata, atendemos 166 pessoas, explicando sobre o nosso dia a dia e fazendo os atendimentos de saúde. Essas ações também são de extrema importância, porque muitas pessoas não sabem que podem estar doentes”, evidenciou.

Ainda de acordo com a coordenadora do Samu de União dos Palmares, somente no dia da realização do projeto foram identificadas três pessoas com uma taxa de glicemia altíssima, acima de 300mg/dl. “Encaminhamos para o hospital da cidade e aconselhamos que, depois procurassem um posto de saúde, visando fazer o tratamento adequado, para que o quadro não se agrave”, frisou.

Casos de Urgência

A população deve acionar os serviços do Samu pelo número 192, que funciona 24 horas, em casos de crises hipertensivas, engasgos e acidentes de trânsito. O serviço também pode ser solicitado para atender vítimas de afogamentos, choques elétricos, queimaduras graves e em situações de fortes hemorragias, como, ocorre com vítimas de armas brancas e de fogo.