Cidades

Obras do Hospital Regional da Mata terão início nesta semana

03/04/2018
Obras do Hospital Regional da Mata terão início nesta semana
Renan Filho assinou contrato para construção de hospital que terá capacidade para realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico complementares por mês Fotos: Márcio Ferreira

Renan Filho assinou contrato para construção de hospital que terá capacidade para realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico complementares por mês . Fotos: Márcio Ferreira

As obras do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, terão início ainda esta semana. O contrato para execução dos serviços foi assinado nesta terça-feira (3) pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira. O documento será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4).

A assinatura aconteceu durante a solenidade de inauguração do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em União dos Palmares, município do Vale do Mundaú alagoano.

 A previsão é de que as obras de construção do Hospital Regional da Mata sejam concluídas em 18 meses, após a assinatura da ordem de serviço. Inicialmente, o equipamento de saúde foi orçado em R$ 38,8 milhões, mas licitado para edificação por R$ 32,3 milhões.

O governador afirmou que Alagoas vive uma forte mudança na saúde pública com a construção de dois hospitais em Maceió (Metropolitano e da Mulher) e de três outros regionais no interior do Estado, em Porto Calvo, União dos Palmares e Delmiro Gouveia, cuja ordem de serviço será assinada ainda este mês.

“Esse hospital de União dos Palmares já foi tema de verso e prosa em campanha política, de inspiração para música; já foi sonho de muita gente, mas não saía do papel. E agora, como outros sonhos que o Governo do Estado realiza, vai sair. Nós estamos fazendo um governo da construção coletiva e da realização de sonhos”, declarou.

A nova unidade será referência no tratamento da saúde da população do interior e, além disso, ajudará diretamente a diminuir o grande fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência em Alagoas.

“Isso terminará com o sofrimento do cidadão, que não precisará mais sair daqui para receber atendimento no HGE, em Maceió. A obra terá começo, meio e fim”, garantiu o secretário de Estado da Saúde Christian Teixeira.

Quando em funcionamento, o Hospital Regional da Mata terá capacidade para realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico complementares por mês. Além de União dos Palmares, o hospital será referência para o atendimento de uma população estimada em mais de 200 mil pessoas, que residem nas cidades de Campestre, Jundiá, Colônia Leopoldina, São José da Laje, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, Branquinha, Murici e Ibateguara.

“Para a cidade, será um grande marco, porque vai gerar cerca de 800 empregos na saúde e atrair redes de farmácia, de alimentação, mais leitos para hospedagem e isso tudo reunido vai dinamizar a economia de União dos Palmares, fortalecendo o protagonismo regional que essa cidade exerce”, observou Renan Filho.

O Hospital Regional da Mata está sendo erguido numa área de 40 mil metros quadrados e terá 110 leitos, distribuídos em clínica médica (30), pediatria (15), UCI Neonatal (7), UCI Canguru (3), UTI Adulto (10), obstetrícia e Centro de Parto Normal (18) e cirúrgico (27). O terreno foi cedido pelo município.

“Fui procurado pelo governador Renan Filho, que me pediu um terreno para a construção de um hospital do tamanho que União dos Palmares merece e assim foi feito”, destacou o prefeito do município, Areski Freitas, o “Kil”, presente à solenidade. Ele destacou, ainda, outras obras executadas pelo Governo do Estado em União dos Palmares, a exemplo dos 30 quilômetros de vias urbanas pavimentadas, do acesso ao distrito de Rocha Cavalcante e à Serra da Barriga, cujas obras em curso foram visitadas por Renan Filho após a solenidade.