Geral

Governo Presente volta ao Agreste para beneficiar mais 30 mil alagoanos

05/04/2018
Governo Presente volta ao Agreste para beneficiar mais 30 mil alagoanos
Governo presente chega à nona edição a partir desta quinta-feira (5) e levará diversas ações a 11 municípios do Agreste do Estado Arquivo.  Agência Alagoas

Governo presente chega à nona edição a partir desta quinta-feira (5) e levará diversas ações a 11 municípios do Agreste do Estado Arquivo. Agência Alagoas

Três anos depois da sua primeira edição, o Governo Presente retorna ao Agreste alagoano com ações em 11 municípios, com ênfase na infraestrutura, educação, abastecimento de água e assistência social. A abertura acontece nesta quinta-feira (5), às 9h, no Teatro do Sesi, em Arapiraca, e as atividades prosseguem até o sábado (7).

Em sua 9ª edição, o Governo Presente vai atender 11 municípios do Agreste: Arapiraca, Belém, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião e Taquarana.

O primeiro dia das ações será marcado pela inauguração do gasoduto Penedo-Arapiraca, um empreendimento de 67 quilômetros de extensão e investimento de R$ 36 milhões, que deverá gerar ganhos incalculáveis para a economia da região. Ainda na sexta-feira, o governador Renan Filho assina as ordens de serviço para implantação do acesso ao município de Belém e da pavimentação de vias urbanas em Taquarana, por meio do programa Pró-Estrada.

Governo presente chega à nona edição a partir desta quinta-feira (5) e levará diversas ações a 11 municípios do Agreste do Estado (Arquivo Agência Alagoas)

No total, sete municípios e quatro povoados serão beneficiados com a entrega de mais de 20 quilômetros de reconstrução de estradas e implantação de acessos, além da autorização de mais três novas obras durante o Governo Presente.

Na educação, os alunos das escolas estaduais Lions Club e Aurino Maciel, em Arapiraca, serão beneficiados com a entrega de dois ginásios poliesportivos nas respectivas unidades. Com estas duas entregas, já são dez escolas estaduais da cidade equipadas com espaços poliesportivos. Em 2015, apenas Escola Estadual Quintella Cavalcante contava com um equipamento do tipo.

Na sexta-feira (6), em Arapiraca, o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguram as instalações esportivas do novo Centro de Ensino Integral, que inclui pista de atletismo, campo de futebol society e piscina. O equipamento deverá beneficiar toda a rede estadual de ensino em Arapiraca, atendendo a cerca de 13 mil alunos.

O acesso à água também será um dos focos principais desta edição do Governo Presente. Mais de mil pessoas serão atendidas com a entrega de poços artesianos e sistemas de dessalinização nas cidades de Girau do Ponciano, São Sebastião e Craíbas. Outras ações de destaque estão na área de saúde, segurança e assistência social. Na sexta-feira, o governador Renan filho participa da entrega da Carta de Intenção para credenciamento da Maternidade Nossa Senhora de Fátima como Hospital da Mulher do Agreste.

O governador assina ainda o decreto de utilidade pública do terreno onde será construído o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Lagoa da Canoa e a ordem de serviço para construção do Cisp de São Sebastião. Durante os três dias de evento, também serão entregues seis ambulâncias e equipamentos para Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca (HE do Agreste), 60 tratores e 14 caminhões-frigoríficos para a agricultura familiar, e centenas de cestas nutricionais em diversos municípios, dentro do Programa Estadual de Complementação Alimentar, voltado para gestantes e nutrizes.