Geral

Acessos reconstruídos fortalecem integração entre municípios do Agreste

09/04/2018
Acessos reconstruídos fortalecem integração entre municípios do Agreste
Reestruturadas e implantadas, as conexões rodoviárias em Craíbas levam benefícios ao município.  Ascom

Reestruturadas e implantadas, as conexões rodoviárias em Craíbas levam benefícios ao município. Ascom

A cidade faz conexão direta com mais seis municípios do Agreste. Sua economia é essencialmente agrícola e fonte de renda para grande parte dos quase 24 mil moradores da região. É de Craíbas que a qualidade das estradas e os acessos ganham uma importância ainda maior, já que representa muito mais do que segurança viária e rende reflexos positivos também para o comércio, mobilidade urbana, além do fortalecimento da integração intermunicipal.

Reestruturadas, as conexões trazem benefícios tanto internos como externos. Para os craibenses, a implantação e pavimentação da estrada que liga o povoado de Folha Miúda até a cidade transformaram os deslocamentos: tempo reduzido, distâncias encurtadas e segurança. Para quem transita no Agreste, as melhorias trazem mais possibilidades de aproximação regional e otimizará o escoamento da produção de diferentes setores.

A estrada até o povoado é caminho conhecido para o agricultor, produtor de fumo e milho Zé Cícero de Oliveira. “Moro em Craíbas desde que nasci, há mais de 40 anos e essa via sempre foi muito esburacada. Daqui pra Folha Miúda mesmo era bem meia hora de viagem porque tínhamos que dirigir devagar demais. Ando um bocado por aqui e vai ser uma melhoria enorme, mais segurança pra gente, os trajetos mais rápidos também. Foi uma mudança muito boa”, conta o craibense.

Como uma das vias de acesso mais usadas agora construída, era a vez da outra principal rota de entrada e saída da cidade de Craíbas, pela AL-486/entrocamento com AL-115, integrar as ações de melhoria viária do programa Pró-Estrada. A reconstrução de 11,5 quilômetros da estrada foi autorizada durante a 9ª edição do Governo Presente e já inicia os serviços ao longo de todo o trecho. No total, são mais de R$ 16,5 milhões investidos nas duas obras completando mais de 20 quilômetros de acessos implantados ou reestruturados em Craíbas.

“Essas são estradas importantíssimas para as pessoas que moram na cidade de Craíbas e mais ainda para integrar os demais municípios, por exemplo, de quem vem de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Arapiraca até Craíbas. É uma obra que leva desenvolvimento a essas comunidades, facilita o escoamento da produção e possibilita que a região se desenvolva cada vez mais”, salienta o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

Pró-Estrada no GP9

Desde o primeiro dia de ações do Governo Presente, o Pró-Estrada tem reafirmado a proposta de elevar o padrão da malha viária alagoana. Depois de passar por Arapiraca, Belém, Taquarana e Craíbas, até sábado (7), as melhorias chegaram também aos municípios de Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Feira Grande com a entrega de mais de 20 quilômetros de reconstrução ou implantação de estradas, além da autorização de novas obras viárias.