Geral

Vereador reivindica a construção de um novo IML para Arapiraca

29/03/2018

O vereador Fábio Henrique (PCdoB) em pronunciamento da tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca na última sessão ordinária reivindicou do governador Renan Filho (MDB) a ampliação ou mesmo a construção de um novo prédio do Instituto Médico Legal de Arapiraca(IML). Na defesa do pleito o vereador afirmou que o atual órgão está totalmente obsoleto e não atende mais a demanda das 52 cidades do Agreste Sertão e Baixo São Francisco.

De acordo com o parlamentar, o IML atualmente conta com apenas quatro funcionários e seriam necessários, 14 para um atendimento a contento de metade do Estado. Ele disse, que é lamentável e constrangedor ver um ser humano perder um ente querido e ter que passar pela angústia de esperar dez, doze horas, para que o corpo seja liberado para sepultamento após a necropsia. Márcio Henrique afirmou que vai entrar com uma indicação, solicitando ao governador Renan Filho, a ampliação do IML, uma vez que já existe ao lado, um terreno pertencente ao estado, podendo o órgão ser ampliado ou mesmo a construção de um novo prédio digno para a cidade mais importante do Estado e polo de uma região, afirmou Márcio Henrique.

Projeto criança feliz

O vereador Márcio Henrique voltou a solicitar da secretaria municipal de saúde e Assistência Social a atuação do programa do Governo Federal Criança Feliz em Arapiraca. O programa de elevado valor social atende a crianças de 0  a seis anos, e na atual gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) não está cumprindo com a sua finalidade social desde o início do seu governo em janeiro de 2017.

Caos na saúde

O vereador Sergio do Sindicato (PPS) voltou em seu pronunciamento na última sessão ordinária da Câmara Municipal a tecer severas críticas a atuação da secretaria municipal de saúde. Afirmou que em 80% dos postos e unidades básicas de saúde faltam médicos e os remédios básicos para o atendimento a população carente que procuram as unidades em todo o município de Arapiraca.

O vereador voltou a cobrar a atuação do programa de saúde bucal que em razão da falta de medicamentos básicos impedem os dentistas a realizarem os procedimentos de atendimentos a população de Arapiraca. “Será que o prefeito Rogério Teófilo está esperando chegar a véspera da eleição para dar continuidade a esses serviços essenciais a população”? questionou Sergio do Sindicato. “É necessário que o Ministério Público Estadual (MPE) entre em ação em defesa da população de Arapiraca” desabafou o vereador.