Geral

Reeducandos revitalizam a Grota das Piabas, no Jacintinho

07/03/2018
Reeducandos revitalizam a Grota das Piabas, no Jacintinho
Ressocialização melhora vida da população com trabalhos dos apenados.  Jorge Santos

Ressocialização melhora vida da população com trabalhos dos apenados. Jorge Santos

Uma Nova História, esse é nome do projeto que tem mudado não só a vida dos reeducandos, mas também várias comunidades. Nesta semana, os moradores da Grota das Piabas, situada no Jacintinho, começaram a ser beneficiados com os trabalhos de revitalização dos espaços urbanos coordenados pela Secretaria de da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Os serviços oriundos do setor de Reintegração Social são executados por uma equipe de reeducandos, sob a supervisão de agentes penitenciários. A previsão é os trabalhos sejam concluídos ainda neste mês, proporcionando mais vida e beleza para Grota das Piabas.

A chefe de Reintegração Social, agente penitenciária Shirley Araújo, afirma que o trabalho foi idealizado pelo Governo do Estado para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram Maceió nos últimos dias, ocasionando assoreamento dos córregos e acúmulo de lixo e entulhos na área.

“A sociedade pode acompanhar de perto o trabalho positivo que é desenvolvido pelos reeducandos. Eles estão comprometidos em realizar serviços que melhoram a vida da comunidade”, disse Araújo. Vale lembrar que a Grota do Canaã, Grota do Pau D’Arco e Grota do Aterro já foram beneficiadas pelo projeto da Seris.

Ação permanente

As atividades do projeto Uma Nova História foram iniciadas em 2016. Instituições como a Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente, Hospital Portugal Ramalho, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura já foram revitalizadas com os serviços dos apenados.

Shirley Araújo explica que o nome do projeto é em decorrente das iniciativas fomentadas. “O trabalho de recuperação é o início de ‘Uma Nova História’, tanto pelo espaço que está sendo restaurado, quanto pelo caráter inclusivo para o reeducando. Ele tem no trabalho um meio de reescrever sua trajetória de vida”.