Geral

IMA/AL monitora processo de dragagem no Porto de Maceió

16/03/2018
IMA/AL monitora processo de dragagem no Porto de Maceió
porto maceio

Obras de dragagem no Porto de Maceió irão aumentar a profundidade do mar no local, permitindo a chegada de navios maiores. Foto: Ascom IMA-AL

Durante a manhã dessa sexta-feira (16), uma equipe do setor de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) acompanhou o processo de dragagem que acontece no Porto de Maceió. As obras, que consistem no aumento da profundidade do mar na região, são monitoradas também pela Secretaria Nacional dos Portos, além do próprio Porto de Maceió.

Uma draga, que também realiza o transporte do material, está operando no local. O coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, explica como ocorre esse procedimento. “Nós monitoramos desde o momento em que ela faz a dragagem, faz o carregamento do sedimento e vai para o ponto de descarte”, disse o coordenador.

Ricardo conta, ainda, que esse ponto de descarte do material removido, que fica 5 Km de distância do local da remoção, já está no programa da draga, e é devidamente monitorado pelo IMA/AL, pela Secretaria Nacional dos Portos e pelo Porto de Maceió.

Obras de dragagem no Porto de Maceió irão aumentar a profundidade do mar no local (Ascom IMA)

A draga comporta até 4.500m³ de material por viagem. Sendo que desse total que está sendo retirado, 40% é composto de água e os outros 60% de sedimentos. Ela realiza a sucção, transporta o material, e, ao abrir o fundo, despeja a matéria retirada.

Está sendo feita, ainda, a remoção do lixo, em especial material plástico, que tem ficado preso no equipamento de sucção. As equipes que estão atuando no local separam esse lixo, embalam, e, em seguida, os coloca em contêineres que serão encaminhados para o aterro sanitário de Maceió. As obras de dragagem no Porto de Maceió irão aumentar a profundidade do mar no local, permitindo a chegada de navios maiores.