Cidades

Fiscais flagram irregularidades no tratamento de esgoto e da água para consumo humano em Coruripe

09/03/2018
Fiscais flagram irregularidades no tratamento de esgoto e da água para consumo humano em Coruripe
Fiscais encontram irregularidade na água e no esgoto de Coruripe (Foto: Ascom/MP)

Fiscais encontram irregularidade na água e no esgoto de Coruripe (Foto: Ascom/MP)

A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) flagrou irregularidades na estação de tratamento de esgoto e no fornecimento de água para consumo humano na cidade de Coruripe, cidade do litoral sul de Alagoas.

A prefeitura do município foi notificada para que resolva as irregularidades e cumpra as normas estabelecidas pela legislação.

A redação do G1 tentou contato com a prefeitura de Coruripe, mas não conseguiu.

Na estação de tratamento de esgoto os fiscais encontraram equipamentos sucateados. As bombas de recalque estão queimadas e foram substituídas por uma de pequeno porte, incompatível com a necessidade do empreendimento que está funcionando de forma deficitária.

O Instituto do Meio Ambiente ( IMA) intimou a prefeitura para que apresente o relatório de qualidade dos efluentes lançados, conforme exigido nas condicionantes da licença de operação. Com o documento, técnicos da instituição ambiental poderão averiguar com mais profundidade a forma como o esgoto está sendo tratado na cidade.

A água que é entregue para a população também não é de qualidade. Em nenhuma das amostras foi detectada a presença de cloro, o que caracteriza falta de tratamento adequado ao produto oferecido para a população.

“A presença do cloro na água é prevista na legislação para resguardar a saúde da população. Há uma função importante que justifica a exigência. Não colocar o produto, ou colocar abaixo do que é determinado, é uma grande irresponsabilidade. Sem cloro, a água fornecida não está tratada e nem própria para o consumo”, disse Elizabeth Rocha, engenheira sanitária da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau).