Geral

Vacinas contra tuberculose voltam a ser distribuídas em Alagoas

28/02/2018
Vacinas contra tuberculose voltam a ser distribuídas em Alagoas

Alagoas recebeu nesta semana 18 mil doses da vacina contra tuberculose (BCG). A medicação, que é indispensável para recém-nascidos, estava em falta há mais de um mês no estado.

Com isso, gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informaram que as vacinas começam a ser distribuídas nos postos de saúde dos municípios alagoanos já a partir desta quarta-feira (28).

“O Ministério da Saúde havia informado que a falta da vacina se dava por conta do problema de produção”, relata o farmacêutico do programa de Imunização da Sesau, Gustavo Viana, que enfatiza que a vacina ajuda a prevenir doenças em bebês.

Há 10 dias a reportagem da TV Gazeta mostrou que a falta da vacina deixou os pais preocupados. Eles foram em várias postos de saúde da capital, mas não encontraram as doses. Agora, a situação deve ser normalizada.

As vacinas vão ser enviadas para os 102 municípios do estado. De Maceió, os lotes seguem para os postos de saúde regionais de União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Arapiraca.

“Com esse quantitativo que recebemos dará para atender a demanda de um a dois meses. Mas nos próximos meses novas cotas da vacina devem chegar ao estado”, completou Gustavo Viana.