Cidades

Prefeitura firma parceria com Cesmac para construção de um Espaço Museu na Praia do Francês

28/02/2018
Prefeitura firma parceria com Cesmac para construção de um Espaço Museu na Praia do Francês
Alunos do décimo período do curso de arquitetura iniciaram aulas práticas para a criação do projeto.

Alunos do décimo período do curso de arquitetura iniciaram aulas práticas para a criação do projeto.

Em uma parceria junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estudantes do curso de arquitetura do Centro Universitário CESMAC participaram, na manhã desta segunda-feira (26), da primeira aula prática para a montagem do projeto de um Espaço Museu, que irá expor e desenvolver atividades voltadas a educação ambiental na Praia do Francês.

Integrando a comunidade acadêmica e a gestão pública, o projeto prevê a construção de um Centro de Referência em Educação Ambiental. A ideia é desenvolver atividades voltadas à cultura da população local como o surf e a pesca, além de trabalhar assuntos voltados a biota, como a fauna marinha.

Dentro do projeto, os estudantes também terão o desafio de cria o projeto arquitetônico de um espaço chamado Museu do Mar, que visa a interação do homem e o mar com a exposições de esqueletos de baleias e golfinhos, movimentando o turismo local e integrando a população deodorense. O local também deve dispor de um viveiro para a doação de mudas para arborização.

Ainda sobre o projeto, o espaço também deve contar com o Cine Móvel: um ônibus-cinema itinerante, que durante a alta temporada se instale nesta sede na Praia do Francês e depois rode nos outros bairros do município com filmes voltados ao meio ambiente e a preservação da fauna e flora.

Durante a primeira aula prática, os alunos puderam visitar possíveis locais da construção do espaço, ouvir a comunidade, estudar as estruturas físicas das áreas e entender melhor a cultura local.

De acordo com Mateus Gonzalez, secretário municipal de Meio Ambiente, o projeto é uma maneira de envolver a população, a comunidade acadêmica e o poder público, agregado com a comunidade local do Francês. Ele ainda afirma que a intenção é educar quem visita e quem vive na comunidade.

“Queremos que a população da Praia do Francês se sinta parte daquilo, que ela se envolva e visite diariamente; que a Secretaria de Meio Ambiente deixar de ser um órgão mais voltado para licenciamento e fiscalização, mas também passe a trabalhar educação ambiental. Vamos educar a população e os visitantes, para que eles possam usar nossa praia sem deixar o que deixam hoje. A Prefeitura está estudando o local”, afirmou.

A professora do curso de arquitetura do CESMAC, Tânia Gusmão, responsável pela disciplina de Estágio, explicou como funcionará o desenvolver de sua disciplina e a seleção do projeto.

“No total, temos em torno de quarenta alunos do décimo período envolvidos nessa parceria da instituição acadêmica junto ao poder público, e com isso, teremos uma média de seis a sete projetos. Eles irão estudar, ouvir a população, interagir com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e montar o projeto. Para eles essa oportunidade é única, terão a experiência da construção de um projeto e a para o escolhido, o prestigio de ser posto em prática”, disse.