Geral

Prefeito Júlio Cezar presta contas da administração municipal em Audiência Pública

23/02/2018
Prefeito Júlio Cezar presta contas da administração municipal em Audiência Pública
Julio Cezar presta contas de sua gestão

Julio Cezar presta contas de sua gestão

O prefeito Júlio Cezar e os secretários que compõem a gestão do município de Palmeira dos Índios realizaram uma Audiência Pública de Prestação de Contas do governo municipal. Durante a ação, cada Secretaria e o prefeito mostraram como foram aplicados os recursos na cidade em 2017, e também, das verbas provenientes dos governos federal e estadual, em áreas como a Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança, entre outras. Representantes de igrejas, do poder judiciário, sindicatos, Câmara de vereadores, associações e a população participaram do momento.

O secretário de Planejamento Adalberon Sá e o Controlador-Geral do município Klenaldo Oliveira fizeram a abertura da Audiência e destacaram como o município foi encontrado, no início de 2017, mergulhado em dívidas e com o nome no Cauc. Em poucos meses de trabalho, o Governo Júlio Cezar conseguiu retirar a prefeitura da lista negra de devedores e o município ficou apto para receber os recursos federais que são utilizados em várias áreas. Dos 102 municípios alagoanos, apenas 12 estão livres do Cauc e Palmeira é um deles. Eles mostraram como foram gastos os recursos pela gestão, em 2017, falaram sobre as 32 obras que estão em andamento, nas zonas rural e urbana, entre outros pontos.

O evento repetiu o que fez o prefeito Graciliano Ramos, há 90 anos, quando escreveu um relatório formal dos atos ao Governo do Estado, com intuito de estabelecer ordem na administração municipal. E tudo aconteceu justamente na casa, atualmente museu, onde o escritor e político viveu com a família“E foi a partir disso que foi criada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ontem, mostramos na Câmara de Vereadores o nosso relatório e hoje, talvez pela primeira vez, o município mostra o que foi gasto, e as medidas tomadas em 2017 para que Palmeira se torne um município mais sólido e melhor avaliado, no quesito nitidez. E não foi milagre. Foi gestão. Fizemos hoje o que fez Graciliano Ramos há noventa anos, que abriu as contas do governo para que todos saibam como está sendo utilizado o dinheiro público”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “O município parecia perdido, os cofres vazios, em um buraco enorme. Em um país democrático, a mudança é feita pelo voto e pela democracia. Aqui nessa cidade a cultura do medo não prevalece. É o povo que escolhe quem vai governar e o que acontecerá na próxima eleição. O que mostramos hoje foi um grande trabalho de equipe e o que grupo tem feito e ainda vai fazer para melhorar Palmeira dos Índios. Palmeira estava mergulhada em dívidas, quando assumimos a gestão no ano passado. Eram dívidas trabalhistas, com a Casal, Eletrobras e fornecedores de diversas áreas. Era um caos total. Mas agora, caminhamos para um novo tempo e para garantir uma cidade melhor para todos “, finalizou o prefeito Júlio.