Brasil

Pesquisa: No confronto com outros 16 candidatos, Lula tem 32,9% de preferência

09/02/2018
Pesquisa: No confronto com outros 16 candidatos, Lula tem 32,9% de preferência

O instituto de pesquisa #PESQUISA365 entrevistou 2.000 eleitores de 85 cidades, incluindo-se as 27 capitais, entre os dias 02 e 07 de fevereiro, a fim de saber em quem o brasileiro pretende votar para presidente do Brasil, nas eleições gerais de 2018.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº de identificação BR-05162/2018. A margem de erro é de 2,2%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%.

Para saber qual a real força eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva na atual conjuntura, confrontamos o nome do ex-presidente com outros 16 possíveis candidatos. Em seguida, realizamos dois cenários de 1º turno, com 12 nomes permanentes em ambos e 05 variantes em cada um.

Nesses cenários, identificamos o potencial de votos dos candidatos, perguntando não somente a 1ª Opção de voto (como é feito tradicionalmente), mas também uma 2ª Opção, baseada no questionamento aos entrevistados sobre qual outro nome eles escolheriam, caso a sua primeira indicação deixasse de concorrer.

Na rejeição, utilizamos método idêntico, questionando aos participantes em quem eles não votariam de jeito nenhum e qual o segundo nome que não escolheriam. Naturalmente, a soma das duas respostas gerou o que chamamos de potencial de rejeição.

Foram realizados, ainda, 18 cenários de 2º turno, com situações prováveis e improváveis de confronto ao estilo “One on One, e finalizamos perguntando aos participantes qual seria a reação deles se o presidente Michel Temer decidisse uma reeleição, como percebem a sua administração e qual a expectativa sobre o futuro do Brasil a partir de 2019.

Veja  os números para Presidente da República aqui