Cidades

Juceal promove capacitação sobre o Portal Facilita Alagoas em Belém

21/02/2018
Juceal promove capacitação sobre o Portal Facilita Alagoas em Belém
Juceal promove capacitações permanentres nos municípios, para sanar dúvidas acerca da funcionalidade do portal Facilita Alagoas (Foto: Ascom/Juceal)

Juceal promove capacitações permanentres nos municípios, para sanar dúvidas acerca da funcionalidade do portal Facilita Alagoas (Foto: Ascom/Juceal)

Com o intuito de garantir melhorias no ambiente de negócios e o aprimoramento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que tem como interface externa o Portal Facilita Alagoas, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) promoveu, nesta quarta-feira (21), em sua sede, uma capacitação para o município de Belém.

O treinamento contou com a presença do agente de Desenvolvimento de Belém e a apresentação foi ministrada pelo assessor da Redesim, Estanislau Cabral Neto, acerca das funcionalidades do portal, explanando sobre o seu funcionamento, a fim de sanar todas as dúvidas.

Outros tópicos também são tratados durante a qualificação dos servidores, a exemplo da consulta prévia, pesquisa de viabilidade onde a prefeitura informa ao usuário se a atividade empresarial pode ser exercida em determinado local.

De acordo com o assessor, estas capacitações são de grande valia para os municípios. “Além de capacitar os servidores para utilizar os sistemas, ocorre também uma conscientização da importância do município para a efetivação da Redesim, que traz benefícios para os empresários no que diz respeito à simplificação dos processos de registro e legalização de seu empreendimento”, afirma.

Sendo referência nacional devido à integração de todos os 102 municípios alagoanos por meio do sistema, a Juceal promove capacitações continuamente, a fim de orientar os representantes municipais para que possam compreender totalmente as funcionalidades do portal disponíveis aos usuários.

“Um município com um processo de legalização desburocratizado, com certeza é um grande diferencial no momento da escolha do local onde se instalar e, com mais empreendimento, consequentemente, se tem mais progresso para a população local”, finaliza Estanislau Cabral.

Redesim

A Redesim, possível graças à lei federal de nº 11.598/2007, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, simplificando o processo de legalização empresarial e reduzindo a burocracia.