Cidades

Estudantes de escolas públicas passam em 1º lugar no Ifal

04/02/2018
Estudantes de escolas públicas passam em 1º lugar no Ifal
Alane Lima

Alane Lima

Se passar no Exame de Seleção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) já é motivo de comemoração, imagine ser aprovado em primeiro lugar. Para os estudantes Alane Lima, de 15 anos, e Gustavo Oliveira, de 17, 2018 começou com alegria em dose dupla. Ex-alunos de escolas públicas municipais e também do ProIfal – ação de extensão do Ifal que prepara jovens para a prova do instituto -, eles foram os primeiros colocados na seleção para os cursos técnicos integrados do Campus Marechal Deodoro.

 
No caso da Alane, a conquista foi ainda maior. Ela foi a candidata com a maior nota no Exame de Seleção, entre os 60 aprovados. Das 40 questões de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, Alane acertou 30, um aproveitamento de 75%. E o segredo, qual foi?
 
“Minha meta era superar o primeiro lugar do ano passado, que fez 29 pontos. E consegui!”, conta Alana, que estudava na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo e agora vai começar o curso técnico em Meio Ambiente no Ifal de Marechal Deodoro. “O ProIfal também foi muito importante, porque me ajudou a tirar dúvidas”.
 
Novas oportunidades
 
E foi no ProIfal que ela conheceu o amigo Gustavo Oliveira, primeiro lugar no Exame de Seleção para o curso técnico em Guia de Turismo, com 22 pontos. Ex-aluno da Escola Municipal Eleuza Galvão, ele diz que o curso preparatório do ProIfal lhe deu tranquilidade e força de vontade para estudar e ser aprovado.
 
“O projeto foi o meu maior aliado. Eu estava super confiante. Quando cheguei no Campus eu só estava com uma coisa em mente: ‘eu vim para passar e assim será’. Agradeço a todos que tiveram a participação nessa conquista, minha mãe, meu pai, minha avó, a diretora da escola, Ana Paula, ao meu ex-professor de matemática, Cícero Belarmino, e a todos do ProIfal”.
 
Agora, Alane e Gustavo se preparam para conhecer novos amigos e encarar os desafios da nova escola. “Minha matéria preferida é Matemática. Acho que o Ifal pode me trazer oportunidades e novos projetos, monitoria, olimpíadas e outras coisas”, diz Alane. “Eu também procuro uma educação e um ensino de boa qualidade, meu interesse principal são os desafios, projetos, professores interessados em ensinar e um nível maior de dificuldade nas matérias”, garante Gustavo.
 
O que é o ProIfal
 
O Proifal é um projeto de extensão do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) que faz uma revisão dos principais conteúdos de Matemática e da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, além de apresentar aos alunos o funcionamento dos campi. O curso possui carga horária de 80 horas, com duração estimada de 6 meses e aulas duas vezes por semana.
 
O coordenador do projeto no Campus Marechal Deodoro, professor Edvan Horacio, explica que o ProIfal é  um dos primeiros contatos que os alunos  da rede municipal têm com a instituição federal e com o o grau de dedicação  que os cursos exigem. “No caso da Alane e do Gustavo, por exemplo, sempre foram alunos muito dedicados, sempre participativos nas aulas”, lembra Edvan.
 
De acordo com o professor, as novas turmas do ProIfal 2018 devem ser abertas até o próximo mês de abril. O período de inscrições será divulgado nas escolas municipais e no site www.marechal.ifal.edu.br.