Geral

“Conversa de coxia” da Ufal vai contar a história do teatro alagoano

28/02/2018
“Conversa de coxia” da Ufal vai contar a história do teatro alagoano
Lael Correa, primeiro convidado do Conversa de Coxia (Foto J. Erisson)

Lael Correa, primeiro convidado do Conversa de Coxia (Foto J. Erisson)

Uma vez por mês, a Sala Preta do Espaço Cultural vai abrir a pauta para que a história do teatro alagoano seja contada a partir de seus criadores. Assim será o projeto Conversa de Coxia, que vai convidar grandes nomes das artes cênicas do Estado – de dentro e de fora da cena: ator, diretor, maquiador, técnico de som, iluminador, entre tantos outros profissionais envolvidos. O primeiro deles será Lael Correa, diretor, ator, dramaturgo e artista plástico. Será na próxima quinta, 1º de março, às 16h30.

O Conversa de Coxia será no formato de entrevista e é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Expressões Dramáticas (Neped), do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Alagoas, coordenado pelos professores Otávio Cabral e Ana Flávia Ferraz. “É um acervo documental, um projeto de memória. Nós estamos dando a contribuição para construção da história do teatro alagoano a partir dos seus criadores, dos seus construtores. Queremos trazer essas pessoas, jovens e veteranos na arte de representar, para dar seus depoimentos que vão compor a história do teatro alagoano”, disse Cabral.

Segundo o professor, Lael Correa tem uma história muito bonita no teatro e dará uma boa contribuição para o projeto. “Ele será nosso primeiro entrevistado e, a partir dele, vamos criar um banco de dados com todos os convidados. Tudo que for gravado vai fazer parte de um acervo documental, que será disponibilizado para pesquisadores que tenham interesse em conhecer as histórias contadas”, explicou.

A inscrição é gratuita e será feita no local, antes do início do evento. Todas as pessoas que forem assistir terão direito a certificado e cada um vai receber uma cédula com sugestões de nomes dos próximos convidados, mas quem quiser pode indicar outros artistas.

SERVIÇO

O quê: Conversa de Coxia
Quando: 1º de março
Horário: 16h30
Onde: Sala Preta, Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu.
Inscrições gratuitas