Geral

Provedor recebe visita de prefeito Júlio e Deputado Paulão no hospital Santa Rita

19/01/2018
Provedor recebe visita de prefeito Júlio e Deputado Paulão no hospital Santa Rita
Pedro Gaia ressalta melhorias em Hospital

Pedro Gaia ressalta melhorias em Hospital

O Provedor do Hospital Regional Santa Rita – médico Pedro Gaia, recebeu na manhã desta sexta-feira (19), visitas do prefeito de Palmeira dos Índios – Júlio Cezar e do deputado Federal Paulão. O encontro aconteceu no auditório da unidade hospitalar e contou ainda com as presenças de representantes da Câmara de Vereadores, secretários municipais, médicos e funcionários do Santa Rita.

A visita foi de cortesia, no entanto, o momento serviu para que o Provedor tivesse a oportunidade de prestar contas sobre os recursos recebidos pelo Santa Rita por meio de Emendas Parlamentares do Deputado Paulão e também da importante parceria com o município de Palmeira dos Índios.

Segundo Pedro Gaia, o Santa Rita recebeu, proveniente de duas Emendas do deputado Paulão, o valor de R$ 2 milhões de reais (cada Emenda no valor de 1 Milhão), que foram destinadas, por exemplo, para a compra de computadores e a construção do parque Tecnológico do hospital. Hoje, o Santa Rita é o 2º Hospital do Estado de Alagoas que tem o seu prontuário eletrônico. Isso significa agilidade, modernização e avanço.

Foram adquiridos também novos leitos para enfermarias, camas elétricas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Santa Rita. O provedor informou ainda que a UTI passará por uma reforma geral, e serão, inclusive, adquiridas novas poltronas para os acompanhantes, ficando assim, dentro das normas exigidas pelo Ministério da Saúde.

Vale destacar que, o deputado Paulão foi o político que trouxe mais recursos para o Hospital Santa Rita. Foram, ao todo, cerca de R$ 2 milhões e 600 mil reais destinados para ajudar o hospital a se reerguer após muita dificuldade financeira que perdurou por alguns anos, mas que hoje em dia já começa a mostrar os sinais de sua recuperação.

“O deputado Paulão é um dos responsáveis pela nova fase que o Hospital está passando. Porém, seria injusto não citar também os nomes do deputado Arthur Lira, Marx Beltrão, que trouxeram emendas com as quais conseguimos comprar medicamentos, pagar as contas atrasadas de energia e oxigênio, a aquisição de respiradores para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI); Reforma da recepção e da fachada do Santa Rita. Além da compra de novas máquinas para a lavanderia e sua reforma. Compra de materiais de fisioterapia; Aquisição de enxovais (lençois, toalhas, entre outros), material para o centro cirúrgico e compra de oxímetros, monitores e desfibriladores. Enfim, estamos fazendo tudo o que podemos com os recursos que chegam para este hospital”, explica Pedro Gaia.

Despesas contínuas

Todos os recursos já foram utilizados. Com isso as dificuldades chegam novamente. De acordo com Pedro Gaia, isso ocorre pelo fato de que o Santa Rita tem despesas fixas e mensais com Eletrobrás, Companhia de água, empresa que fornece o oxigênio, funcionários, entre outras. E isso faz com que o Hospital continue precisando de ajuda financeira.

“Pagamos todas as dívidas em dezembro, mas esse mês já chegaram as contas e teremos que negociar os pagamentos. Pagamos a uma parte dos funcionários e o restante receberá na próxima semana.

Temos que ter o controle de tudo para não cairmos em dívidas. Mas a matemática é certa, e só fecha se tivermos o controle de receita e despesa. E isso não é fácil. Estamos tentando negociar com o governo do estado para melhorar o nosso Pro-hosp e que o mesmo seja equiparado com os demais hospitais de Alagoas, pois fazemos os mesmos serviços e recebemos menos do que os outros”, informou Pedro Gaia.

Outra saída citada pelo provedor para conseguir mais receita para o hospital foi a classificação da Maternidade de médio para Alto risco. “Nós já fazemos esse atendimento, porém não recebemos por isso. As AIHs de alto risco custam mais do que as que recebemos. Estamos implantando a residência médica também no Santa Rita. Enfim, buscamos saídas para crescermos cada dia mais”, enfatiza o Provedor.

Apoio do município

Pedro Gaia faz questão de destacar o apoio recebido pelo município de Palmeira dos Índios quando o assunto é a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Santa Rita.

“Júlio Cezar se preocupa com a saúde dos palmeirenses. Cuidar do Santa Rita é um prova disso. Pois, ele sabe que ajudando o hospital ele estará ajudando todos aqueles que nos procuram e que precisam dos nossos serviços. Tenho plena confiança na sua parceria e sei que juntos conseguiremos muito mais. O que mais me chama atenção, tanto em Júlio quanto em Paulão, Arthur, Marx, enfim, naqueles que estão nos ajudando, é que eles estão fazendo isso pelo bem de todas as pessoas, sejam elas seus eleitores ou não. Estão ajudando a saúde em um contexto geral. E isso é o correto e deve ser destacado e seguido como exemplo”, frisou Pedro Gaia.

O prefeito Júlio Cezar disse que “Vamos continuar pedindo pelo Santa Rita e acredito que haverá bons resultados para 2018. Conte com o nosso governo. Sei que a ex-vereadora Sheila Duarte vai em busca de recursos para ajudar o Hospital, prova disso é o deputado Paulão que ouve os pedidos e recebe as cobranças dela também. Quero dizer que estou muito á vontade para estar ao lado de pessoas que ajudam Palmeira, porque é isso o que importa”.

Outro a destacar a ex-vereadora Sheila Duarte foi o deputado Paulão ao afirmar que a luta por melhorias para Palmeira dos Índios se deu realmente quando Sheila levou ao seu conhecimento a realidade dos palmeirenses.

“Vamos trabalhar para fortalecer o hospital. Temos a grandeza de legitimar os resultados das urnas. Por isso, não importa se estive do lado da Sheila na eleição passada e continuo até hoje. Mas, temos Júlio como o prefeito que tem mostrado muita habilidade em unir forças para o bem de Palmeira dos Índios”, disse o deputado Paulão.

Ao final Pedro Gaia agradeceu a presença de todos e ratificou que “Tive muita sorte de encontrar parceiros que me ajudaram a administrar o Santa Rita. Que essas parcerias seja cada vez maiores e que consigamos realizar todos os nosso objetivos em prol do Hospital santa Rita”, finaliza.