Alagoas

Familiares de jornalista iniciam campanha para tratamento de doença degenerativa

09/01/2018
Familiares de jornalista iniciam campanha para tratamento de doença degenerativa
Marcelino Freitas Neto

Marcelino Freitas Neto

Familiares e amigos do jornalista Marcelino Freitas Neto iniciaram uma campanha para ajudá-lo no tratamento de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que provoca a deterioração dos músculos.

De acordo com a família, Marcelino será levado a São Paulo para uma consulta com um médico especialista para iniciar o tratamento. Para isso, será realizada uma rifa de um smartphone Moto G 5S, com cada talão no valor de R$ 10, para custear as despesas iniciais.

Para quem quiser doar, basta transferir uma quantia em dinheiro de qualquer valor para os familiares do jornalista pelo Banco do Brasil através da conta 12.359-5, agência 0007-8, no nome de Glória Adélia C Freitas.

Para mais informações, o doador ou participante da rifa pode entrar em contato pelo número (82) 98884-9484.

ELA

Ainda não se sabe o que provoca a doença e nem como previni-lo, porém estudos estão sendo realizados para descobrir a causa. Atualmente, levam-se de 10 a 11 meses, do primeiro sintoma à confirmação do diagnóstico.

O primeiro sintoma é a fraqueza muscular progressiva, seguida da deterioração dos músculos (amiotrófica), começando nas extremidades, usualmente em um lado do corpo (lateral). Dentro do corpo, as células nervosas envelhecem (esclerose) e os nervos envolvidos morrem, deixando o paciente cada vez mais limitado. Outros sintomas são asciculação (tremor do músculo), reflexos exaltados, atrofia, espasticidade e diminuição da sensibilidade e, o mais freqüente, a cãibra.

Os fatores de risco, com efeito cumulativo (quanto mais características, maior a probabilidade) são: pertencer ao sexo masculino, desempenhar atividade física intensa, ter sofrido algum tipo de trauma mecânico e/ou ter sido vítima de choque elétrico.