Cidades

Vale Verde Ltda vai se instalar em Craíbas para a exploração de minério de cobre

07/12/2017
Vale Verde Ltda vai se instalar em Craíbas para a exploração de minério de cobre
Investimento vai levar grande desenvolvimento econômico e social para a região de Craíbas

Investimento vai levar grande desenvolvimento econômico e social para a região de Craíbas

O Governo do Estado acaba de dar mais um passo para a consolidação de um grande investimento internacional em Alagoas. Nessa segunda-feira (4), os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, e do Gabinete Civil, Fábio Farias, se reuniram com representantes do fundo internacional Appian Capital Advisory, responsável pela operacionalização da Mineradora Vale Verde, instalada no município de Craíbas, região do Agreste alagoano.

A Mineração Vale Verde, localizada no Projeto Serrote da Laje, contará com investimento de US$ 200 milhões (aproximadamente R$ 660 milhões), voltados, inicialmente, para exportação de cobre.

“Esse é um momento importante para Alagoas, pelo impacto que a instalação da mineradora terá na geração de emprego e renda. São 500 empregos diretos e 1.500 entre diretos e indiretos. Para isso, o apoio do Governo do Estado e o compromisso em promover estabilidade econômica permitem a criação de um ambiente de negócios favorável, que facilita a reativação de importantes investimentos”, ressaltou o secretário Rafael Brito.

A Vale Verde já conta com incentivos do Governo previstos no Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, representou o governador Renan Filho na reunião e salientou o interesse em prospectar investimentos do porte da Mineradora Vale Verde.

“Esse investimento vai trazer grande desenvolvimento econômico e social para a região de Craíbas e Arapiraca. Lá, que é uma área vocacionada para a mineração. O Estado dará todo apoio para que a mineradora se implante definitivamente e venha produzir em Alagoas, consolidando a economia”, ressaltou Fábio Farias.

Especializada em projetos de mineração de pequeno e médio porte, a Appian Capital Advisory segue práticas de investimentos e padrões de referência no mercado internacional.

Celeridade

Já na manhã desta terça-feira (5), o secretário Rafael Brito se reuniu com membros da empresa Appian Capital, representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com o superintendente substituto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Fernando Bispo, para dar continuidade às etapas de instalação.

Em reunião, a empresa recebeu do chefe de gabinete do (IMA), Taciano Vital, o certificado de licença ambiental de nº 094/2017 que autoriza a Mineração Vale Verde Ltda (MVV) se instalar no município de Craíbas/AL para a exploração de minério de cobre.

“É muito complexo trabalhar com atividades ambientais, porém, o projeto em desenvolvimento atende às exigências dos órgãos de controle, e isso é muito satisfatório pra nós”, falou Martin Paulitshek, da Appian Capital.

Sobre os royalties, serão distribuídos 2% da arrecadação. O município de Craíbas receberá 0,65% e 1,35% será para Estado de Alagoas e União.

Além do secretário, participaram da reunião Martin Paulitshek, Carlos Jeseponi e Benjamin Huston, da Appian Capital; Taciano Vital e Leonardo Vieira (IMA); Tony Lima (Mineração Vale Verde), João Paulo (consultor), Otavio Lessa e Bruno Macedo (Sedetur).