Geral

Uma a cada quatro pessoas que passam fome no mundo é criança

08/12/2017
Uma a cada quatro pessoas que passam fome no mundo é criança
1 a cada 4 pessoas que passam fome no mundo é criança (foto: Ansa)

1 a cada 4 pessoas que passam fome no mundo é criança (foto: Ansa)

Há 815 milhões de pessoas sem comida ao redor do mundo, sendo que uma em cada quatro (200 milhões) é uma criança com menos de 5 anos de idade. São dados o relatório “A Súplica pela Fome” (na tradução livre), divulgado pela Oxfam.

Dentre os países que mais sofrem de desnutrição, estão aqueles envolvidos em confrontos armados. A Oxfam acredita que a situação “é uma emergência sem precedentes, sobretudo na África Oriental, Iêmen e Nigéria.”

Somente no Iêmen, por causa dos conflitos decorrentes, 17 milhões de pessoas sofrem com a falta de alimentos. O mesmo acontece com metade da população do Sudão do Sul, atingida por uma guerra. Na Nigéria, em meio ao confronto com o Boko Haram, são cinco milhões de moradores famintos.

As mudanças climáticas também estão entre as causas principais da subnutrição. Na Etiópia, 12,5 milhões de pessoas não são alimentadas.

“Nessas áreas de crise, onde a Oxfam trabalha diariamente, a intervenção para garantir o acesso à comida, abrigo, recursos e formação necessária para resistir a eventos climáticos mais extremos e imprevisíveis, pode fazer a diferença na vida e na morte de milhares de famílias.”, declarou Roberto Barbieri, diretor geral da Oxfam Itália.

“Hoje, alcançamos cinco milhões de pessoas dentre os países atingidos pelas crises mais graves do planeta, mas podemos fazer mais”, completou. Como forma de tentar reverter o quadro, a Oxfam criou uma campanha de Natal chamada “O quão grande é a sua mesa?”.

O objetivo é arrecadar fundos para assegurar a alimentação à população atingida pelas crises humanitárias e pela fome. (ANSA)

Tags: