Cidades

Fórum Municipal Permanente “Pacto pela vida na primeira infância” é instituído em Palmeira

24/11/2017
Fórum Municipal Permanente “Pacto pela vida na primeira infância” é instituído em Palmeira
 posse dos membros do Fórum contou com apresentações culturais, apresentadas por crianças da rede municipal de ensino público

posse dos membros do Fórum contou com apresentações culturais, apresentadas por crianças da rede municipal de ensino público

Promover a efetividade das políticas públicas destinadas à primeira infância é uma das finalidades do Fórum Municipal Permanente “Pacto pela vida na Primeira Infância”, instituído hoje (23), em Palmeira dos Índios. O Fórum, que reuniu órgãos colegiados, movimentos e organizações, é uma instância de caráter permanente e um espaço inédito de interlocução entre as secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e entidades comprometidas com as causas da criança. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira.

A posse dos membros do Fórum contou com apresentações culturais, apresentadas por crianças da rede municipal de ensino público, e importantes palestras vinculadas à primeira infância, proferidas pelos pediatras: Cícero José, que falou sobre “A Primeira Infância”, Cláudio Soriano, que tratou da “Importância da Amamentação para o Desenvolvimento da Criança”, Kátia Eliane Arruda, que explicou sobre “A Prevenção de Doenças Infectocontagiosas na Infância”.

O prefeito Júlio Cezar destacou o trabalho da articuladora do Fórum Graças Sandes, que conseguiu agregar três importantes áreas fundamentais para a formação da criança: saúde, educação e assistencial social. “Estamos em um município que articula uma série de forças para garantir a proteção à criança e para que ela possa ter assegurado várias políticas públicas na primeira infância e a garantia de um pleno desenvolvimento social, emocional, educacional e também de saúde. Agradeço à coordenadora do Selo Unicef em Palmeira, Graça Sandes, pelo trabalho que tem desenvolvido e por reunir três importantes áreas que são essenciais para este trabalho”, disse o prefeito.

E continuou. “Ainda temos deficiências, mas seguimos em frente, mesmo com a crise que enfrentamos no início do mandato, pois sem dinheiro fica difícil manter as políticas públicas. Somente com o Fórum, unindo todos esses atores, poderemos unir forças para efetivar e monitorar com todos os setores governamentais e não governamentais, para que busquemos o selo Unicef e a luta diária para mantermos com eficiência o que o Fórum propõe. E, mesmo com dificuldades, manteremos o pacto pela vida na primeira infância, com vontade e comprometimento, pois as nossas crianças precisam e merecem isso”, finalizou o prefeito Júlio.