Geral

Escola Sesi conquista prêmio inédito na Olimpíada Brasileira de Robótica

14/11/2017
Escola Sesi conquista prêmio inédito na Olimpíada Brasileira de Robótica
Nova categoria da OBR é um reconhecimento à equipe que melhor documenta todos os passos de construção da máquina

Nova categoria da OBR é um reconhecimento à equipe que melhor documenta todos os passos de construção da máquina

Foi uma conquista inédita no país. A equipe Robocamb, formada por estudantes da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, localizada no bairro da Cambona, em Maceió, ganhou a medalha “Diário do Robô”, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2017), promovida em Curitiba-PR, de 8 a 10 últimos.

A nova categoria da OBR é um reconhecimento à equipe que melhor documenta todos os passos de construção da máquina. “Toda a evolução do projeto é registrada e testada, eles trabalham com estatística, gráficos e probabilidade, depois expõem o resultado aos jurados. Com isso, os jovens passam a conhecer melhor o seu próprio robô e o seu próprio projeto”, disse o professor Robótica Educacional da Rede Sesi de Educação, Eduardo Monteiro.

Segundo ele, a Robocamb também ficou entre as melhores do país na modalidade “Prática”, onde os alunos tiveram que construir e programar um robô para realizar simulações de resgate de vítimas em desastres.

O resultado mantém as escolas Sesi sempre entre os destaques nas três edições da Olimpíada Brasileira de Robótica das quais participou – Uberlândia, em 2015, Recife-PE, em 2016, e nesta, em Curitiba.

Conforme Geraldo Francisco da Silva Filho, instrutor de Informática da Escola Abelardo Lopes, essa experiência permite que sejam trabalhados conceitos científicos de forma prática, além de desenvolver, nos alunos, uma série de habilidades, engajamento e trabalho em equipe.

“Esse OBR 2017 foi espetacular, trocamos experiências com equipes de vários estados, foi uma imersão de solidariedade. Trouxemos várias ideias para o ano que vem, que vão abrilhantar cada vez mais nosso robô”, disse.

Desde os 11 anos de idade, Evelyn Carlos da Silva, 13, aluna do 8º ano da Escola Sesi, sonha trabalhar com robótica. Ela estava muito feliz de realizar o desejo durante a competição nacional em Curitiba e, ainda, ganhar uma medalha. “Para mim, foi uma experiência muito boa, que vou levar para o resto da vida”, destacou.

A equipe Atabótica, da Escola Integrada Sesi/Senai de Atalaia, também participou do evento, competindo com equipes formadas por alunos do ensino médio de todo o Brasil.