Cidades

Prefeitura de Palmeira ilumina prédios e monumentos públicos em alerta ao Outubro Rosa

09/10/2017
Prefeitura de Palmeira ilumina prédios e monumentos públicos em alerta ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Palmeira dos Índios aderiu ao Outubro Rosa também na iluminação de prédios e monumentos públicos. Diversos monumentos da cidade estão com iluminação especial em alerta ao câncer de mama, como o prédio da Prefeitura Municipal, a Catedral Diocesana, a Praça Monsenhor Macedo e o Monumento a Graciliano Ramos, na entrada da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia D do outubro rosa, com a realização de diversas atividades. A abertura oficial da programação acontecerá na próxima quarta, dia 11, a partir das 8h, na Praça Pedro Suruagy, em Palmeira de Fora. Com o tema “Câncer de Mama tem cura, a sua saúde começa pela prevenção” o evento é promovido pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Na abertura, e durante todo o mês nos Postos de Saúde da Família, haverá aferição da pressão arterial, glicemia capilar, orientação do autoexame das mamas, solicitação de mamografia de rastreamento, palestras, testes rápidos, psicóloga para aconselhamento, vacinas, citologia (apenas nos PSF’s), ginástica laboral para as mulheres com educador físico, avaliação de saúde bucal e rodas de conversa.

O Outubro Rosa é um  movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, as unidades de saúde promovem ações de conscientização sobre o câncer de mama, compartilham informações e proporcionam maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.  A luta contra o câncer de mama envolve a participação da população e de instituições públicas e privadas.