Cidades

Prefeitura de Belém demite servidores e corta salários para pagamento de dívidas

03/10/2017
Prefeitura de Belém demite servidores e corta salários para pagamento de dívidas
Prefeita Paula Santa Rosa anunciou mudanças nesta terça-feira (3) (Foto: Divulgação/Assessoria)

Prefeita Paula Santa Rosa anunciou mudanças nesta terça-feira (3) (Foto: Divulgação/Assessoria)

A prefeitura de Belém, interior de Alagoas, exonerou cerca de 30 funcionários cortou os salários de gestores em 30%. De acordo com o Executivo Municipal, o objetivo da medida é cortar gastos e sanar as contas do município. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3).

O decreto foi assinado pela prefeita Paula Santa Rosa (PSDB) na última sexta-feira (29), e reduziu os salários dela própria, do vice e dos secretários. A gestora ainda afirmou que o número de demissões pode aumentar.

Segundo ela, Belém está com dificuldades financeiras por causa da redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pela dívida com a Previdência e outras a pagar da gestão anterior.

“Foi preciso fazer algumas exonerações e rever contratos. Também baixei um decreto em que reduzo os salários, o meu, do vice-prefeito e dos secretários em 30%. É necessária essa medida para que consigamos honrar os compromissos. Temos como herança uma dívida de mais de R$ 23 milhões enquanto nossa arrecadação é de um pouco mais de R$ 12 milhões ao ano. Além de pagar esse débito, temos o 13º salário que estar por vir, como também todo o dia a dia”, explicou.

A prefeita informou que o município tem um déficit na folha de pagamentos da área da Educação e que se preocupa com a merenda escolar e o fornecimento de medicamentos às unidades de saúde.

“Tenho merenda bloqueada na cidade e tenho que colocá-la na escola. Preciso garantir remédio nas unidades de saúde. Os carros precisam estar abastecidos. Além de melhorar iluminação pública. Preciso manter os serviços essenciais e estou tendo dificuldade em honrar esses compromissos”, disse a gestora.