Geral

Mupa recebe exposição fotográfica ‘Procissão de São Pedro Pescador’

11/10/2017
Mupa recebe exposição fotográfica ‘Procissão de São Pedro Pescador’

Em busca de uma releitura do estilo documental, com registro cultural ou artístico de um momento, o fotógrafo Pablo De Luca apresenta a exposição ‘Procissão de São Pedro Pescador’, no Museu Palácio Floriano Peixoto. A mostra foi aberta nesta segunda-feira (9).

São 35 peças conceituais que fazem referência ao ramo mais pessoal da fotografia contemporânea. O olhar é direcionadoà procissão de São Pedro, que, há centenas de anos, em diversos lugares do mundo, cristãos pescadores de profissão e fiéis prestam homenagem ao santo no dia 29 de junho, realizando procissões aquáticas em rios, lagunas, lagoas e no mar, para relembrar a data da sua morte.

No Brasil, homenagear São Pedro faz parte do calendário das festas juninas. Desta forma, em Alagoas, na lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro,em todo dia 29 de junho acontece a tradicional procissão lagunar e terrestre em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores.

O expositor Pablo De Luca destaca que famílias de pescadores, bandas de música, fogos de artifícios, paisagens paradisíacas e rotas históricas, que sempre fazem parte desta tradicional procissão, estão presentes na exposição. Ele frisa que a fervorosa fé do povo é uma das fortes características das fotos.

“Visando preservar e valorizar a memória das tradições, bem como as práticas da cultura popular consolidadas após a emancipação política no estado de Alagoas, é oportuno destacar esta pitoresca atividade. Num futuro próximo poderá ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, pois a Procissão de São Pedro Pescador vem acontecendo, ininterruptamente, há quase 100 anos, no fantástico cenário da lagoa Manguaba”, afirma Pablo De Luca.

A exposição é mais um fruto do edital de exposições temporárias lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “Procissão de São Pedro Pescador” tem visitação com entrada franca até o dia 31 de outubro. O Mupa está localizando na praça dos Martírios, Centro, Maceió – AL.