Geral

Inscrições abertas para Encontro de Maracatus de Baque Virado em Alagoas

26/10/2017
Inscrições abertas para Encontro de Maracatus de Baque Virado em Alagoas

Batuqueiros, acadêmicos, movimentos culturais ou pessoas interessadas em participar do Encontro de Maracatus de Baque Virado – Maceió 2017 já podem fazer sua inscrição para o evento, que vai tomar Maceió, nos dias 18 e 19 de novembro, e subir a Serra da Barriga, em União dos Palmares, em 20 de novembro. A ficha de inscrição está hospedada na página do Maracatu Baque Alagoano no Facebook (no botão Cadastre-se) ou ainda no blog do grupo, e segue até 15 de novembro ou preenchimento total das vagas.

O Encontro de Maracatus pretende reunir aqueles que estudam e vivenciam o maracatu de baque virado, suas histórias e seu aspecto de resistência, já que o maracatu é uma das manifestações culturais mais antigas registradas na cultura afro-brasileira.

Nos dias 18 e 19, na Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara, em Maceió, serão realizadas palestras e mesas redondas sobre a afro-alagoanidade, cultura e arte afro como agente modificador e, claro, o maracatu em Alagoas, dos desdobramentos históricos ao cenário atual. Na parte musical, estão no cronograma oficinas com os Mestres Adriano Santos (Mumu), do Maracatu Nação Cambinda Estrela e, Mestre Hugo Leonardo (Tata Roxiluan), do Maracatu Nação Leão da Campina, ambos do Recife, Pernambuco.

No dia 20 de novembro, a programação vai à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, distante 80 km de Maceió, onde os participantes irão se integrar e vivenciar as celebrações do Dia da Consciência Negra. A programação do Encontro de Maracatus de Baque Virado se completa com apresentações artísticas a cada dia, lançamento de livro sobre o maracatu em Alagoas e integração musical entre os participantes.

A inscrição tem valor de R$ 30,00 – aqueles que, porventura, não puderem ir à União dos Palmares, custeiam apenas a programação em Maceió, com R$ 20,00 – e é feita através do preenchimento de formulário eletrônico, clicando no botão “Cadastre-se” na página do Facebook do Maracatu Baque Alagoano (www.facebook.com/baquealagoano) ou ainda no blog do grupo, (maracatubaquealagoano.blogspot.com.br), no post de abertura das inscrições. Quaisquer dúvidas ou mais informações podem ser buscadas nas próprias páginas, no Instagram @baquealagoanomaracatu ou pelo telefone (82) 98801-4221.