Geral

EducatuX inova e cria competição de educação que premia alunos com Play Station 4

20/10/2017
EducatuX inova e cria competição de educação que premia alunos com Play Station 4

A empresa ETX, desenvolvedora do Software Público EducatuX, inovou ao criar um evento online onde pessoas podem se inscrever em uma competição pedagógica. Os alunos ou simplesmente jogadores, competirão por um “Play Station 4” utilizando jogos como o TuxMath, um consagrado jogo educacional do mundo do software livre de matemática, em que cálculos dos mais simples aos mais complexos vão caindo como bolas de fogo contra uma cidade de iglus habitadas por pinguins.

O objetivo é responder dentro de um determinado tempo todos os desafios que são mostrados, sob pena de ter sua cidade destruída.

alunos ou simplesmente jogadores, competirão por um "Play Station 4" utilizando jogos como o TuxMath

Alunos ou simplesmente jogadores, competirão por um “Play Station 4” utilizando jogos como o TuxMath

Para tornar viável a realização do evento, a empresa, desenvolveu o EducatuX Games, uma plataforma capaz de pôr em prática o conceito de Inteligência Educacional, que consiste processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, oferecendo suporte à gestão de resultados no aprendizado de um estudante, turma, escola ou conjunto de escolas.

Representação do Processo de Inteligência Educacional
Assim fica muito mais fácil para um professor ou equipe pedagógica acompanhar o desenvolvimento das crianças ao longo do ano letivo. Se a escola tem o EducatuX em seus computadores, amostras em diferentes momentos do ano letivo podem servir de indicadores para ajudar a identificar problemas ou mesmo alta habilidade em um aluno.
Para participar de uma Maratona EducatuX do Conhecimento, basta acessar o site https://www.educatux.com.br, efetuar a compra de um dos 50 pendrives disponíveis para a ação, iniciar o pendrive do EducatuX em seu computador, conectar a internet, se cadastrar na EducatuX Games e começar a jogar. Serão 3 semanas de Maratona (de 1 a 22 de novembro) e as vendas dos pendrives encerra dia 31 de outubro.

Além de incentivar o estudo de áreas como matemática e exercitar a memória fazendo uso da gamificação e da premiação, a Maratona EducatuX do Conhecimento também é uma oportunidade de difundir o software livre dando acesso às pessoas a uma alternativa ao sistema operacional Windows. É comum ouvirmos de clientes da nossa empresa que seus computadores obtiveram um melhor desempenho executando o EducatuX, além de praticamente dispensar manutenção. Outra característica interessante é a de carregar o sistema operacional inteiro a partir de um pendrive com a capacidade de manter persistentes os dados do usuário a cada inicialização.

Segundo o professor Aderbal Botelho, um dos idealizadores do projeto, o uso de Linux pelos estudantes de todo o país é uma questão que deve ser levada muito a sério. Já que o sistema é porta de entrada para diversas ciências e áreas do conhecimento. É com Linux que a NASA executa a maioria de seus projetos que demandam sistemas operacionais. Outros grandes centros de pesquisas como o INMET, fazem uso de super computação e Linux para prever o clima e alertar eventos climáticos.

“É muito apropriado que escolas tenham acesso a recursos avançados, científicos, divertidos e competitivos. O país precisa preparar futuros cientistas e profissionais capazes de participar e colaborar em projetos complexos e inovadores.”

Tags: