Geral

Cosems discute estratégias para minimizar dificuldades na Saúde

03/10/2017
Cosems discute estratégias para minimizar dificuldades na Saúde

Membros da Diretoria Ampliada discutiram nesta segunda-feira (2), no auditório do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), dentre outras pautas, os atrasos nos repasses por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dos programas de fortalecimento de Atenção Básica, considerando que ainda estão em aberto as competências de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, agosto e setembro deste ano do Prosáude.

A presidente do Cosems, Izabelle Pereira, também secretária de Saúde de Teotônio Vilela, ressaltou que continua em negociação com o Estado para sanar as pendências e nesta terça-feira (3) deve se reunir com o titular da Saúde, Christian Teixeira, para apresentar a situação do setor e reivindicar solução imediata para os problemas que afligem os gestores.

Outro assunto que movimentou a reunião diz respeito à agenda que a presidente do Cosems, junto ao vice-presidente, Rodrigo Buarque, também secretário de Saúde de Jundiá, cumpriram em Brasília. De acordo com ela, as discussões que a comitiva de Alagoas participou evidenciaram uma preocupação nacional no tocante à indefinição do financiamento da saúde para o país nos próximos anos, sobretudo quando o assunto é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 95, que congela os gastos pelos próximos 20 anos.

A secretária de Saúde de Santana do Ipanema Normanda Santiago destacou que os efeitos fiscais trarão ainda mais dificuldades para o financiamento do setor. O lançamento pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) da ferramenta de planejamento e orçamento em saúde pública que tem por objetivo levar informações aos gestores municipais foi outro tema da reunião.

O curso será on line vai acontecer no período de 23 de outubro a 15 de dezembro e tem como público alvo os secretários municipais de Saúde; técnicos das Secretarias Municipais de Saúde; técnicos dos Cosems e toda a equipe de apoiadores da Rede Conasems/Cosems. A Diretoria Ampliada definiu ainda o cronograma de atividades de outubro; agendas das Comissões Intergestores Regionais (CIR); e alinharam estratégias para minimizar os problemas pontuais do segmento.