Geral

Projeto “Todos contra o Aedes” será implantado em Alagoas

14/09/2017
Projeto “Todos contra o Aedes” será implantado em Alagoas
Ação envolverá 21.271 alunos das Redes Municipais de Ensino de 21 municípios alagoanos.  Carla Cleto

Ação envolverá 21.271 alunos das Redes Municipais de Ensino de 21 municípios alagoanos. Carla Cleto

Alagoas será palco do projeto Todos Contra o Aedes aegypti, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Ensinart Editora. O lançamento vai ocorrer nesta sexta-feira (15), às 8h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Jacarecica, em Maceió.

A ação envolverá 21.271 alunos das Redes Municipais de Ensino de 21 municípios alagoanos, selecionados com base nos números de infecção pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “O projeto vai trabalhar com estudantes do 6º e 7º anos, de forma transversal, completamente integrada ao currículo escolar”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha.

Cristina destacou que o projeto é importante, pois envolve os estudantes que se tornam multiplicadores de conhecimento em suas casas e comunidades. “Com a conscientização, a população atua na prevenção e identificação dos focos de reprodução do mosquito. O esforço conjunto da gestão pública e população é essencial para a superação do desafio representado pelo Aedes aegypti”, reforçou a superintendente.

Dados

De acordo com o último Panorama dos Casos de Arboviroses, no período de janeiro a agosto deste ano, foram confirmados 2.063 casos de dengue em Alagoas, contra 11.942 do mesmo período do ano passado. Quanto ao zika, também houve redução, sendo 86 este ano contra 3.690 de 2016. E com relação à chikungunya, foram confirmados 294 casos este ano em Alagoas, contra 8.074 do mesmo período do ano passado.