Geral

Prefeitura de Palmeira faz adesão oficial ao Mais Médicos

01/09/2017
Prefeitura de Palmeira faz adesão oficial ao Mais Médicos

2017-08-31-PHOTO-00000034O prefeito Júlio Cezar, a secretária municipal de Saúde Kátia Born e a tesoureira do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL) Edilma de Albuquerque, oficializaram ontem (31), a adesão do município ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. A reunião aconteceu no auditório do Hospital Santa Rita e contou com a presença dos médicos do quadro efetivo municipal.

O intuito do programa é resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também criar condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o Sistema Único de Saúde (SUS). Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

A secretária Kátia Born enfatizou a insatisfação da classe médica devido aos salários defasados e lembrou que há oito anos eles não tinham voz diante de para reivindicar melhorias relacionadas ao ambiente de trabalho e, também, às questões salariais. “A adesão ao Programa Mais Médicos vai otimizar os serviços ofertados pela rede. Nossos médicos precisam ser valorizados para que a nossa saúde seja de qualidade, por isso que a gestão não mediu esforços em conseguir essa portaria e assim, trazer melhorias para a saúde municipal. Já temos muitos avanços consideráveis aqui: a UPA em pleno funcionamento, a regulação da rede, recuperação dos PSF’s, a nova Farmácia Central. São muitas conquistas em pouco tempo de gestão, e só quem ganha é a população”, destacou a secretária.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a área que possui mais desafios, e que também é mais cobrada pela população à gestão municipal, é a saúde. “Os profissionais precisam ser valorizados. Não se concebe que os profissionais da saúde, do PSF, recebam um salário tão desrespeitoso. A gente não tinha como pagar melhor, mas a partir do convênio com o Programa Mais Médicos isso será possível. Sem contar que é um ato de coragem do nosso governo e um ato de compromisso com o Governo Federal. Com isso, os médicos vão melhorar o atendimento à população e a qualidade na prestação de serviços e bater as metas preconizadas pelo SUS. Peço que os médicos ajudem a melhorar a qualidade da saúde em Palmeira”, completou o prefeito.