Geral

Marx Beltrão apresenta ações de combate à exploração infantil no Turismo

20/09/2017
Marx Beltrão apresenta ações de combate à exploração infantil no Turismo
Fotos: AssessoriaSeminário realizado em Maceió discute ações de defesa, legislação e trabalho infantil. Marx Beltrão inicia as palestras com apresentação sobre ações do MTur para proteger crianças e adolescentes

Seminário realizado em Maceió discute ações de defesa, legislação e trabalho infantil. Marx Beltrão inicia as palestras com apresentação sobre ações do MTur para proteger crianças e adolescentes

Prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos do turismo será o tema abordado pelo ministro do Turismo, Max Beltrão, no I Seminário de Formação para Profissionais que Integram a Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente, em Maceió. O evento é realizado pela Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas (ACECTAL) e terá três dias de programação, desta quarta-feira (20) até a sexta-feira (22).

Cerca de 400 pessoas estarão presentes para debater medidas de proteção e prevenção de crimes ligados às crianças e aos adolescentes no país. As apresentações serão feitas por membros do judiciário, assistentes sociais, professores, escritores, estudantes, conselheiros tutelares e representantes da sociedade civil.

O ministro do Turismo fará a palestra de abertura do Seminário e falará sobre o turismo relacionado à infância e sustentabilidade. Desde 2004, o MTur conta com o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), que tem como objetivo prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, com investimentos de mais de R$ 32 milhões.

“Não podemos permitir que crianças e adolescentes sejam alvos de crimes. A Política Nacional do Turismo tem como uma de suas metas o combate às atividades relacionadas aos abusos de natureza sexual e, para isso, precisamos debater o assunto, trazer soluções de prevenção e proteção, além de punir os envolvidos”, explica Marx Beltrão. “Na dúvida, denuncie no Disque 100, que os órgãos competentes tomarão as providências necessárias”, finaliza o ministro.

Dentro da política de prevenção à exploração sexual, o Ministério adota medidas como campanhas publicitárias, apoio a emendas parlamentares para políticas públicas de combate aos crimes e seminários de sensibilização sobre o tema. Além disso, a pasta é responsável pela produção e divulgação do Manual do Multiplicador, um material que contém orientações sobre o tema no âmbito do turismo, voltado para professores, gestores públicos, líderes comunitários, organizações não governamentais e demais profissionais do setor.

INTERNET COMO ALIADA – A internet é a ferramenta escolhida para veiculação da campanha de sensibilização contra a exploração de crianças e adolescentes. Criada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), a campanha teve como foco o carnaval de 2017. A ação foi realizada em apoio a campanha Proteger, Respeitar e Garantir – Todos Juntos pelos Direitos das Crianças, do Ministério dos Direitos Humanos.

Os vídeos estão disponíveis no canal do Ministério do Turismo no Youtube e também por meio de parceiros, como secretarias estaduais e municipais de turismo, organizações corporativas e institucionais que representam os diferentes segmentos turísticos.